Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Nutrição e atividade física

A alimentação é uma necessidade vital para todos os indivíduos, é através dos alimentos que adquirimos os nutrientes essenciais para o crescimento, desenvolvimento, funcionamento do organismo e manutenção da saúde.

Uma alimentação equilibrada associada à prática de exercício físico é essencial para a obtenção de bons resultados, independentemente se objetivo é melhorar o desempenho do atleta ou entrar em forma. Devido aos imensos benefícios proporcionados, o assunto tem cada vez mais chamado a atenção de praticantes de atividades físicas.
Cada pessoa deve ter um plano alimentar personalizado e específico ao seu objetivo. Elaborado por um nutricionista e com base em uma avaliação detalhada das informações fornecidas pelo praticante como os horários e duração dos treinos, tipo de atividade e o período do dia no qual é realizada. Uma dieta variada deve fazer parte do cotidiano e nenhum nutriente pode ser excluído. Os objetivos serão mais facilmente alcançados quando houver uma harmonia ente o treinamento realizado e a dieta ingerida.
Para praticantes de atividade física que tem como objetivo a hipertrofia muscular ou o emagrecimento ou manutenção, a comparação entre valor calórico consumido e o gasto energético diário é o primeiro fator a ser observado.
Outro elemento de papel fundamental são os alimentos consumidos antes, durante e após o exercício físico. Muitas dúvidas aparecem quando falamos na alimentação antes e após treino. Esta refeição depende do horário em que você irá realizar sua atividade física, devendo sempre respeitar os horários e o tempo de digestão.
Nunca faça o seu treino em jejum, muitas pessoas ainda têm a ilusão de que treinar em jejum emagrece. É importante iniciar um treino bem nutrido, pois isso melhora o rendimento durante os treinos. Independente se seu objetivo é ganhar massa, eliminar gordura, ou ganhar uma prova, você tem que se alimentar bem antes
Nunca praticar atividade física de estômago cheio, pois desconfortos (náuseas e vômito) podem aparecer. Para quem pratica atividade física antes do café da manhã, deve sempre fazer um lanche rápido, que seja de fácil digestão e ofereça energia suficiente para garantir qualidade e desempenho durante o exercício. O mesmo deve ser feito para quem pratica atividade física à tarde, onde o objetivo desta refeição é fazer com que o praticante de atividade física não sinta-se fraco e nem lento antes e durante a atividade.
Já após o treino, para melhorar a recuperação muscular, é necessário comer nos primeiros 30 minutos após o treino e fazer outra refeição após este período, se possível até 3 a 5 horas após o treino ou atividade física. Para esta recuperação após o treino, a melhor alternativa de consumo de alimentos é combinar carboidratos e proteínas, que são importantíssimos para a recomposição muscular, evitando fadiga crônica, preservando o desempenho esportivo e a saúde.
Avaliações nutricionais e da composição corporal devem ser realizadas periodicamente por um nutricionista a fim de adequar a dieta às necessidades do indivíduo, acompanhar o desenvolvimento físico e promover alterações na alimentação ao longo do tempo para proporcionar melhores resultados.
A suplementação de carboidratos e proteínas é bastante utilizada em academias, mas deve ser realizada com o devido acompanhamento nutricional e avaliação prévia da necessidade de seu uso, caso contrário pode oferecer riscos à saúde.

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