Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Alimentos termogênicos aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer


Gengibre, canela, pimenta e chá verde são algumas opções.



Saiba qual a quantidade ideal de consumo e como prepará-los

Alimentos termogênicos são aqueles que ajudam a emagrecer porque aceleram o metabolismo, que é a energia que o organismo gasta para manter o corpo vivo. Ao comer esse tipo de alimento, o organismo gasta mais energia e, consequentemente, queima a gordura armazenada.

Mas para que os alimentos termogênicos ajudem mesmo a emagrecer, é preciso que eles sejam consumidos sempre, pelo menos duas vezes por dia. A opção é ser criativo na hora de incluir estes ingredientes na dieta.

O gengibre, por exemplo, é muito versátil. "Você pode usá-lo para temperar carnes, fazer chá, ou ainda colocar em uma garrafinha de água, para consumir as propriedades do alimento ao longo do dia. Duas lascas finas de gengibre por dia são suficientes", explica Jaqueline Minatti, nutricionista.

A canela pode ser usada tanto em casca, para fazer chá, como para temperar carnes. Uma boa quantidade de consumo é meia colher de chá, que também pode ser usada sobre salada de frutas ou misturada à banana, com aveia e flocos.

Três xícaras de chá verde são o ideal para se tomar por dia. Uma ideia é usar o chá como base de sucos, no lugar da água. É o chamado suchá, ideal para ser tomado cinco minutos antes das refeições. De pimenta, basta consumir cerca de meia colher de chá diariamente.

"Os estudos mostram que é possível reduzir até 200 calorias ao dia fazendo uma alimentação saudável com a inserção dos alimentos termogênicos. Variando e comendo pelo menos dois deles, se consegue bom resultado".

        Para garantir uma queima de gordura maior ainda, é só consumir os alimentos termogênicos antes da atividade física. "Além de deixar a pessoa mais ativa, mais animada para exercícios, potencializa a queima de gordura, que já iria acontecer durante a atividade".

        Porém, vai um alerta para o consumo demasiado deste tipo de comida, afirmo que o exagero é perigoso e pode levar a uma deficiência de nutrientes importantes e que são úteis para que o corpo funcione bem. “A ingestão destes alimentos em excesso pode gerar dores de cabeça, insônia, problemas digestivos, tonturas, entre outros malefícios. Pacientes que apresentam esses sintomas, ao fazer o uso dos termogênicos, devem buscar o acompanhamento do médico e nutricionista. Pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar deles, pois podem levar ao aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog da Magda Vieira - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Giovanna Lacerda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo