Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Gravidez X Química



Uso de tinturas e alisadores durante a gestação podem causar leucemia nos bebês

As gestantes que não querem abrir mão da beleza durante o período de gestação devem ficar atentas a um estudo recente feito pela Escola Nacional de Saúde Pública em parceria com o INCA, Instituto Nacional do Câncer. Segundo a pesquisa, o uso de tinturas e alisadores de cabelo durante o primeiro trimestre da gravidez pode aumentar em quase duas vezes o risco de o bebê desenvolver leucemia nos primeiros dois anos de vida. O levantamento avaliou seiscentas e cinquenta mães. Dessas, duzentas e trinta e uma deram a luz a crianças que tiveram leucemia, sendo que 35 usaram produtos químicos no cabelo nos primeiros três meses de gestação. No entanto, de acordo com a chefe do Programa de Hematologia e Oncologia Pediátrica do INCA, Maria do Socorro de Oliveira, ainda é cedo para comprovar os reais riscos da exposição a esses cosméticos:
Os pesquisadores do INCA analisaram os compostos existentes em 14 marcas de tinturas e alisadores. O resultado mostrou que, dos 150 componentes encontrados, 32 são prejudiciais à saúde do bebê, inclusive o formol, bastante comum em produtos de alisamento temporário.  Por isso, a chefe do Programa de Hematologia e Oncologia Pediátrica do INCA faz um alerta as gestantes:  mesmo que ainda não haja comprovação científica dos malefícios das tintas e outras químicas para o desenvolvimento do feto, a recomendação é  evitar procedimentos nos cabelos pelo menos até o final do primeiro trimestre de gestação:
Quando você está num período de geração de uma criança você está face a uma coisa desconhecida. No desconhecido é sempre bom ter precaução. Então obviamente se a pessoa vai se expor a alguma substância que sabe que já teve algum direcionamento para um desfecho desfavorável , as pessoas usam com precaução.
              Segundo o estudo, entre os componentes das tinturas analisados, os fenóis, que são utilizados nos corantes dos produtos, foram os mais associados ao aumento de risco ao bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog da Magda Vieira - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Giovanna Lacerda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo