Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

sábado, 24 de dezembro de 2011

Alimentos, Diabetes e o Natal



Está certo que época de Natal é tempo de vários excessos. Sem qualquer intenção de comprometer sua festa, convém lembrar que se devem tomar alguns cuidados para não começar o ano com arrependimentos. Se você tiver um pouco de jogo de cintura, pode passar o período de fim de ano curtindo tudo o que ele tem de bom sem causar estragos no seu peso e na sua glicemia.
"O que não pode, mesmo, faltar no Natal é o bom senso", explicando que bom senso é, por exemplo, saber que misturar vários carboidratos requer ajustes nas quantidades dos mesmos. "Se juntar arroz e farofa, por exemplo, reduza a quantidade do arroz e equilibre com uma porção de verduras e legumes", aconselha a especialista.
Outras dicas também podem ajudar. Na hora de preparar os quitutes, é possível substituir o óleo ou azeite por vinho. Algumas receitas ganham em sabor, como carnes, frango, legumes e, como passam pelo processo de cozimento, eliminam o efeito danoso do álcool, que evapora.
Em relação ao óleo, por sinal, opte pelo azeite de oliva, tanto para verduras cruas como para pratos que vão ao fogo.
Se a receita escolhida para a ceia levar creme de leite, não se apavore. Para todas elas, é possível substituir o creme de leite por iogurte desnatado. O efeito final é o mesmo com a vantagem de carregar menos gorduras. Se você achar que o iogurte deixou um sabor um pouco mais azedo, a dica é acrescentar um pouco de adoçante para neutralizar.
Na hora da sobremesa não é preciso afastar-se da mesa. Utilizando o adoçante de uso culinário, que não deixa resíduo amargo, é possível adaptar qualquer prato doce para arrematar a festa. Se entre os ingredientes houver creme de leite ou leite, a opção deve ser pelos equivalentes light ou desnatado.
Quando a preferência for por frutas, lembre-se de que a fruta seca concentra maior quantidade de açúcar e, nesse caso, a saída é mesmo reduzir a quantidade consumida. Para as frutas frescas, melhor ficar só numa porção como é de praxe.

Natal com equilíbrio é só alegria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog da Magda Vieira - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Giovanna Lacerda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo