Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Bulimia nervosa relaciona-se com a insatisfação da imagem corporal


Um estudo realizado pela nutricionista Monalisa Cenci e seus colaboradores do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil) demonstrou que a insatisfação com a imagem corporal é o mais importante fator associado à bulimia nervosa (BN) em mulheres universitárias.
A BN é um transtorno alimentar caracterizado por períodos de compulsão alimentar seguidos por comportamentos não saudáveis para perda de peso rápido como induzir o vômito (90% dos casos), uso de laxantes, abuso de cafeína, uso de cocaína e/ou dietas inadequadas. Cerca de 90% dos indivíduos acometidos pela BN são do sexo feminino. A prevalência de BN entre mulheres adolescentes e adultas jovens é de aproximadamente 1% a 3%.
O presente estudo teve como objetivo estimar a prevalência de comportamento bulímico e os fatores associados em mulheres universitárias. Foi examinada uma amostra aleatória de 220 universitárias a respeito da presença de comportamento bulímico, identificado de acordo com a pontuação obtida no teste de investigação bulímica de Edimburgo (BITE).
Investigou-se, entre outros aspectos, a satisfação com a imagem corporal e o estado nutricional. Os fatores associados ao comportamento bulímico (BITE maior que 15) foram analisados estatisticamente. A prevalência de sintomas de bulimia nervosa foi de 3,6% e a de insatisfação com a imagem corporal foi igual a 20%.
As universitárias que apresentaram insatisfação com a imagem corporal demonstraram 15,4 vezes mais chance de desenvolver comportamento bulímico quando comparadas àquelas satisfeitas com a própria imagem, independentemente das outras variáveis analisadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog da Magda Vieira - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Giovanna Lacerda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo