Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

sexta-feira, 16 de março de 2012

Estudo aponta que sorvete vicia como cocaína


As drogas viciam porque o usuário, com o passar do tempo, sente-se cada vez menos satisfeito a cada vez que consome o produto, por isso precisa suprir a necessidade com mais urgência e em maior quantidade. Mas o Instituto de Pesquisa do Oregon, em Eugene (EUA), descobriu que isso também se aplica a alimentos muito gordurosos ou açucarados. O sorvete, por exemplo, pode ter um potencial de vício tão forte quanto as drogas ilegais.
No estudo que chegou a essa conclusão, os pesquisadores analisaram 151 meninos com idades entre 14 e 16 anos, todos classificados com “peso saudável” e sem distúrbios alimentares. Antes do experimento, todos responderam em entrevista tudo o que haviam comido nas semanas anteriores.
No dia do teste, todos tiveram o cérebro conectado a monitores de ressonância magnética, enquanto era mostrado a cada um a foto de um milk shake. Todos sentiram desejo pela sobremesa ao ver a figura, conforme os pesquisadores previam.
Em seguida, cada um tomou um delicioso milk shake de chocolate feito com sorvete Häagen Dazs, enquanto os cientistas analisavam o nível de satisfação. Ao comparar os resultados, os pesquisadores descobriram que aqueles que haviam consumido mais sorvete, nas semanas anteriores ao teste, aproveitaram menos o milk shake que receberam e sentiram necessidade de mais.
Este efeito, segundo os pesquisadores, é atribuído ao efeito da dopamina, o hormônio conhecido por proporcionar a sensação de prazer e satisfação. Quanto se consome sorvete em excesso, com o passar do tempo, o cérebro libera cada vez menos dopamina a cada porção, o que exige quantidades maiores. A mesma coisa acontece com as drogas.
O estudo serve, conforme explicam os cientistas, para demonstrar que pode haver semelhanças no tratamento para obesos e dependentes químicos, já que os mecanismos de vício entre alimentos e drogas têm mais pontos em comum do que se imaginava. De qualquer maneira, ainda é preciso fazer mais investigações sobre tais respostas hormonais.

Fonte: Telegraph

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog da Magda Vieira - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Giovanna Lacerda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo