Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

segunda-feira, 26 de março de 2012

Obesidade na adolescência leva à depressão


A pesquisa visou identificar se os adolescentes estão satisfeitos com o corpo, alguns até afirmam ser obesos .
Estudo americano indicou que os adolescentes que têm peso ideal, e que acreditam estar obesas, podem ter risco maior de entrar em depressão do que obesas que têm consciência de sua condição. A conclusão é de sociólogos da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
Os pais frequentemente se preocupam com a saúde mental de filhos com sobrepeso, mas as descobertas mostram que estão com peso saudável. Ele afirma que, “com percepção de obesidade, as pessoas que têm maior probabilidade de sentir-se deprimidos”.
O estudo foi publicado no “Journal of Health and Social Behavior” e ainda analisou dados brasileiros. No país verificou que 64% das universitárias brasileiras estão insatisfeitas com o corpo e quase 50% das alunas com peso adequado querem ser mais magras.
Um fato que mais assustou os estudiosos foi que, enquanto os médicos sabiam descrever o que era a obesidade, o público em geral desconhecia. Entre as pessoas pesquisadas, 20% das meninas e 40% dos meninos com sobrepeso “não sabem” que não têm o peso ideal.
“Os médicos não podem presumir que adolescentes com peso saudável têm a consciência de que seu peso é de fato saudável e, acima de tudo, de que se sentem bem com isso”, diz Michelle Frisco, envolvida no trabalho.
Para a tutora do Portal Educação, psicóloga Denise Marcon, esta pesquisa vem mostrar como os pais devem ficar atentos aos comportamentos de seus filhos adolescentes com relação ao corpo. “Além de estar propensa a desenvolver transtornos alimentares a distorção da imagem corporal pode trazer ainda um agravante como mostra a pesquisa que é a depressão”, diz Denise.
Fonte: Portal Educação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog da Magda Vieira - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Giovanna Lacerda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo