Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dia Nacional de Combate à Hipertensão.


Nutrição e hipertensão

O objetivo inicial do tratamento nutricional é diminuir a ingestão de gorduras saturadas, pois constituem o principal fator da elevação de LDL-c (colesterol).
 O tratamento nutricional é essencial para o sucesso no controle da pressão arterial. O controle da hipertensão em medidas dietéticas não visa apenas à redução dos níveis pressóricos, mas também a adoção de hábitos alimentares permanentes. A dieta como único recurso terapêutico, tem se mostrado ser eficaz.

 Quais alimentos o hipertenso deve consumir e dar preferências?
Carnes magras em preparações assadas, grelhadas ou cozidas; leite, iogurte, coalhada, desnatados, queijos brancos; óleos vegetais: soja, canola, azeite, milho, girassol; alimentos ricos em potássio (natriurético): inhame, feijão preto, lentilha, abóbora, cenoura, chicória, couve-flor, vagem, espinafre, nabo, rabanete, abacate, banana, ameixa, laranja, mamão, maracujá, temperos como alho, salsa, coentro, cebola, cebolinha, orégano, limão, louro no lugar do sal; peixes gordos: sardinha, atum, cavala, salmão, arenque; semente de linhaça dourada, (2 colheres sopa/dia): fonte de ômega -3 e fito estrógenos; aipim, inhame, batata-doce, pão sem sal ou integral em substituição aos pães com sal; alimentos ricos em magnésio (vasodilatador) : couve, salsa, espinafre, gérmen de trigo, pão integral, nozes, amêndoas; e ler sempre o rótulo dos alimentos industrializados evitando sódio e cloreto de sódio.

E os alimentos que devem ser evitados?
Carnes gordas e frituras; enlatados: molho de tomate, azeitonas, picles, salsicha; embutidos: lingüiça, mortadela, salame, apresuntado, calabresa; salgados: carne-seca, toucinho, bacon, aves/peixes defumados; caldo de carne, galinha, ou vegetais ou temperos prontos, sopas desidratadas; leite integral ou desnatados em pó, coalhada, iogurte, integrais, queijos amarelos, cremosos, nata; produtos industrializados contendo sódio: bicarbonato de sódio, fosfato de sódio, glutamato monossódico, hidróxido de sódio, sulfato de sódio, propionato de sódio, ciclamato de sódio e sacarina sódica; estimulantes: café, chá preto, chá mate, guaraná natural, refrigerantes a base de cola (principalmente os dietéticos), capuccino; antiácidos (sonrisal, sal de adrews, alka-seltzer) e laxantes sem prescrição médica; alimentos dietéticos em excesso.

Uma boa alternativa para ajudar no controle da pressão arterial é: 
- Manter uma vida saudável sem stress;
- Manter bons hábitos de atividade física;
- Introduzir hábitos alimentares saudáveis como:
 Fazer pelo menos 6 refeições por dia
 Retirar o saleiro da mesa e usar temperos naturais
 Tomar bastante água (2,5 litros /dia) *se puder consulte seu médico
 Consumir pelo menos 3-4 porções de frutas por dia
 Consumir pelo menos 3-4 porções de verduras por dia
 Consumir pelo menos 3 porções de lácteos sem gordura como fonte de cálcio
 Dar prioridade e utilizar alimentos naturais e abolir os industrializados ricos em gordura e sal como salsicha, presunto, bacon etc.
 Consumir alimentos que sejam fontes de fibras

         Com estes cuidados, você estará contribuindo para o sucesso do tratamento anti-hipertensivo e melhorando sua qualidade de vida. Cuide-se!

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