Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Refeição da nutri

Bom diaaa!!! Final de semana a beira do lago serra da mesa, não pude deixar de tirar uma foto do meu simples e delicioso prato.

     Pescamos uma enorme e deliciosa caranha, peixe de carne muito saborosa. Fonte abundante de proteínas – que são absorvidas com mais facilidade que a de outros tipos de carnes – os pescados têm importante papel no crescimento e manutenção do organismo. São essenciais, por exemplo, na digestão, na produção de anticorpos, na coagulação do sangue, controle da taxa de colesterol, entre outras funções.
     É também rico em nutrientes e sais minerais tais como ferro, iodo, magnésio, cálcio, sódio, fósforo etc, e em vitaminas A, E, D, B2, B3, B12 e ácido fólico, fundamentais para o bom funcionamento o corpo.
   Além disso, a gordura do peixe é insaturada, ou seja, não prejudicial à saúde, e possui o complexo ômega-3, ácido graxo de grande importância para as atividades do cérebro e do coração. Além de um poderoso antioxidante, seu consumo auxilia na diminuição dos triglicerídeos e colesterol e favorece a produção do chamado “colesterol bom” (HDL), diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e doenças inflamatórias.
   Por causa de todas as vantagens descritas, incluir ou aumentar o consumo de peixes é uma boa atitude para obter os benefícios que os seus nutrientes essenciais fornecem.

   Fizemos o peixe assado na brasa, acompanhado de arroz branco, tomate com cheiro verde com limão e o pirão. Escolhi, colocar como receitinha o pirão, que é muito saboroso e vale a pena o preparo.

Ingredientes: 1 litro de água; 1 cabeça de peixe e mais 1 posta também temperados com sal, limão e alho, tudo a gosto (lembrando de ponderar no sal); 4 tomates em fatias; 2 cebolas em fatias; Cheiro verde à vontade; Farinha de mandioca para fazer o pirão.

Modo de preparo: Primeiro coloque a água para ferver, quando estiver borbulhando acrescente a cabeça do peixe e a posta e deixe cozinhar até a carne do peixe ficar macia, desmanchando. Retire o peixe com uma escumadeira e desfie, cuidado para separar as espinhas; Reserve; Leve a água novamente ao fogo  colocando nela todos os temperos; Deixe ferver até que todos os temperos cozinhem; Bater essa mistura no liquidificador e devolver a panela ( Se você cozinhar até quase desmanchar, não precisará bater no liquidificador); Em fogo baixo, vá acrescentando a faria levemente e mexendo sempre até a forma a consistência do pirão; Desligue o fogo e acrescente o peixe desfiado e sirva.

    Uma comida simples, gostosa e em um ambiente super agradável como o que eu estava. Beira do lago, sentido a brisa que vem do lago, pássaros cantando e o melhor, acompanhado de pessoas maravilhosa, não tem preço!  Independente das pessoas e do lugar que você estiver, viva cada dia como se fosse único, dedique-se ao dia que o Senhor fez para você. Acredite nos seus sonhos, objetivo e tenha uma qualidade de vida melhor. Mude seus hábitos e viva com mais saúde!

Um comentário:

© Blog da Magda Vieira - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Giovanna Lacerda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo