Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Refeições da nutri


Continuando e concluindo esse lindo feriado...   

   Nos intervalos entre as principais refeições consumindo sempre frutas, barras de cereais, iogurtes, biscoitos integrais. Ensine seu estomago a ser um reloginho. Disciplina de 3 em 3 horas é o recomendado para uma vida saudável e bom funcionamento do metabolismo. Três refeições grandes e três intermediárias. Variando em alguns casos específicos como gestantes, atletas, diabéticos... etc.
   O almoço foi em um restaurante totalmente natureba que adorooooo... o naturem, que fica em Brasília. Composto por duas colheres de sopa de arro integral com tomate cereja; uma posta de file de pescada assada; uma colher de sopa de creme de milho com mussarela de búfala; rolinho de berinjela com ricota; salada à vontade com brócolis, cenoura, couve flor, vagem, um pedaço de palmito, folhas com molho de ervas; uma colher de sopa de "carne de soja" ao molho madeira; uma fatia pequena de manga, melão e um morango. Fruta com salada... combinação muito gostosa. Totalizando uma média de 400kcal Hummm... me permitindo mais uma vez comer um docinho de sobremesa... mais um pedacinho de chocolate. Fechando o almoço com sobremesa 500kcal.

           Escolhi para descrição de receita desse maravilhoso prato, o rolinho de berinjela com recheio de ricota com tomates seco. Leve e delicioso! Todos vão adorar...
A berinjela é um fruto que vem me agradando mais e mais, por vários motivos. É saborosa, super light, saudável, rica em diversos minerais (cobre, magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro e fósforo), nutrientes (vitaminas A, B1, B2, C). Além de ser um alimento rico em fibras e fornecer poucas calorias.
Podemos dizer que a combinação de ricota com tomate seco é clássica, não é mesmo? A berinjela só deixou essa combinação mais deliciosa ainda!
Podemos comer, os Rolinhos de Berinjela com Ricota totalmente sem peso na consciência, o que é melhor ainda!
Ingredientes
2 unidades: Berinjela;
1 xícara: Queijo ricota caseiro;
1 colher de sopa: Azeite de oliva;
1 colher de chá: Orégano;
9 unidades: Tomate seco;
1 colher de sopa: Azeitona preta fatiada light;
2 colheres de sopa: Leite desnatado;
1 colher de chá: Salsa picada;
1 colher de chá: Manjericão fresco.

Modo de preparo
Corte as berinjelas em fatias finas, no sentido longitudinal, cada berinjela dá aproximadamente 4 fatias. Coloque numa bacia 1 litro de água e 1 colher de sopa de sal, deixe as fatias de berinjela mergulhadas por 30 minutos. Passado o tempo retire-as da água, seque-as e reserve-as. Pincele o azeite nas fatias de berinjela, coloque-as em uma assadeira antiaderente afastadas umas das outras, e leve-as ao forno preaquecido a 200ºC por 15 minutos, Retire e deixe esfriar.

Recheio
Numa vasilha junte a ricota, as azeitonas picadas, o orégano, os tomates secos picados, a salsa e o leite desnatado, misture bem até conseguir uma pasta cremosa.

Montagem
Coloque uma colher de recheio em cada berinjela ou coloque mais se necessário e feche com meio palito espetado de cada lado. Depois de todos os rolinhos de berinjela com ricota montados leve-os novamente ao forno por 10 minutos. Retire e decore os rolinhos de berinjela com ricota com as folhas de manjericão e sirva-os.


Pude saborear essa comida em um local bastante agradável, com som da natureza e clima bastante aconchegante no meio de plantas e arvores!!!!!  

    Assim como todos, também aprendi a me reeducar e disciplinar para uma alimentação correta, a partir de uma decisão. Ser saudável. 
    Com o tempo e disciplina, tudo se tornou parte de mim. Hoje não vejo como esforço, mas sim, como um hábito delicioso e natural. 
   O segredo é aprender a comer de tudo, nas quantidades adequadas para cada pessoa, que é única. Para cada indivíduo, uma dieta alimentar! Qualidade de vida saudável em primeiro lugar sempre. Lembre-se sempre disso.

Ótima semana... 

Procure a orientação de um nutricionista!

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigada Jú! Vai me dizer que o seu tbm não é assim?!? rss... Mundo nutri de ser! Beijos...

      Excluir
  2. Receitinha copiada... amo demais viu!

    ResponderExcluir

© Blog da Magda Vieira - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Giovanna Lacerda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo