Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Suplemento de cálcio dobra risco de sofrer infarto, diz pesquisa



Quem toma suplementos de cálcio pode ter risco maior de ter um infarto, segundo um estudo publicado no "British Medical Journal".

Em geral, os suplementos são recomendados a idosos e mulheres na pós-menopausa, que têm desgaste ósseo.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão após analisar os dados de mais de 23 mil homens e mulheres da Alemanha. Eles tinham de 35 a 64 anos e foram avaliados periodicamente por 11 anos.

Análises anteriores já chegaram a indicar o contrário, que o suplemento poderia ter um efeito protetor contra doenças vasculares.

No entanto, pesquisas recentes mostraram que o suplemento pode elevar o risco de ataque cardíaco por acelerar o processo de endurecimento dos vasos sanguíneos.

Segundo o novo estudo do "BMJ", aumentar a ingestão diária de cálcio por meio da dieta não traz benefícios cardiovasculares significativos.

Mas quem toma suplementos de cálcio regularmente, além de outros minerais e vitaminas, tem 86% mais chance de ter um infarto do que aqueles que não tomam qualquer suplemento.

Para quem ingere apenas os suplementos de cálcio, esse risco é duas vezes maior.

Porém, que é preciso ter cautela ao interpretar o estudo.

"Não podemos crucificar a reposição de cálcio porque sabemos que a osteoporose é causa de quedas, fraturas e mortalidade, e a suplementação ajuda a reduzi-las."

O estudo não deve mudar a prática médica, mas, em caso de pessoas com histórico de doenças cardíacas, é preciso ligar um sinal de alerta.

Temos que ressaltar que os estudos até agora não são conclusivos.

"Mas, como há dúvidas, preferimos indicar a suplementação de cálcio pela dieta, principalmente para quem tem histórico de doenças cardiovasculares."

Vale lembrar que o tratamento deve ser individualizado para que os médicos e nutricionistas pesem riscos e benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog da Magda Vieira - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Giovanna Lacerda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo