Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Alimentação balanceada da mãe auxilia a amamentação



Após a alegria da chegada do bebê, muitas mães começam a ficar preocupadas com o peso, especificamente, em perder os quilos a mais que ganharam durante a gravidez. Mas até que ponto isso é saudável? Até o momento em que a alimentação da mãe não prejudica a saúde do bebê. Isso porque o leite materno é o primeiro contato da criança com os alimentos.

A alimentação da mãe precisa ser balanceada. Quanto mais variada for a alimentação da mãe, um aporte maior de nutrientes vai ser oferecida à criança. E quanto maior a variação, melhor, porque quando a criança for começar a comer aos seis meses, já vai ter um contato prévio dos alimentos que ela recebeu via leite materno.
 
E qual seria o melhor cardápio sugerido para as mamães?
 
Uma alimentação que inclui almoço e jantar, com arroz, feijão e carne; e lanches com frutas e verduras, excluindo todos os outros alimentos ricos em açúcar, gordura e sal. Estes alimentos não são recomendados nem para um adulto normal, muito menos para uma gestante, porque se a mãe tiver uma alimentação que não é saudável, o bebê vai ser exposto precocemente a alimentos não saudáveis, favorecendo a preferência da criança por esses alimentos que a mãe come. É importante também que a mãe beba muita água.

A mãe também tem que ficar atenta a alimentos como refrigerantes, chocolates, cafeínas, amendoins e temperos fortes, porque isso pode resultar em cólicas e alergias no bebê. Muitas vezes a mulher sai do hospital restrita a consumir inúmeros alimentos. É como se ela pudesse comer só frango e arroz. E não é essa a proposta. A orientação é que a mãe evite café e chocolate logo após ter ganhado o bebê. Não que ela não possa tomar um cafezinho de manhã com leite. Porque tudo o que a mulher consome vai passar por meio do seu leite para seu bebê.

Procure um nutricionista, tenha uma vida saudável e transmita isso para seu bebê!

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