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quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Sangue tipo O corre menos risco de sofrer infarto e AVC



Estudo mostra quais grupos sanguíneos estão mais vulneráveis a doenças cardiovasculares

Saber o seu tipo sanguíneo pode ser tão importante para a saúde cardiovascular quanto fazer check-ups de rotina para verificar os níveis de colesterol e a pressão sanguínea. Isso é o que aponta um novo estudo publicado no Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology, um periódico do American Heart Association Journal. Segundo eles, o tipo sanguíneo mais raro, o AB se mostrou o mais vulnerável, enquanto que o grupo mais popular, o tipo O, foi apontado como o menos propenso a sofrer com doenças cardiovasculcares.
A descoberta foi baseada em duas amplas pesquisas. Uma do Nurses? Health Study, com mais de 62 mil pessoas e outra do Health Follow-up Study, com mais de 27 mil pessoas. Todos foram acompanhados durante 20 anos e tinham idades entre 30 e 75 anos.
Os resultados mostraram que o grupo sanguíneo mais raro, o AB, era o mais vulnerável a doenças cardiovasculares. O risco de sofrer alguma doença cardíaca era 23% maior em relação ao grupo com tipo sanguíneo O. Adultos com sangue tipo B, por sua vez, apresentaram um risco 11% maior de ter doenças cardíacas, enquanto que o risco do grupo com tipo A era 5% maior em relação aos do tipo O.
Para os autores, a pesquisa aponta que o tipo sanguíneo pode reforçar a necessidade de mudanças no estilo de vida. O próximo passo da equipe é avaliar se pessoas com diferentes tipos sanguíneos respondem de forma diferente a essas mudanças que incluem dieta e exercícios.

Adote esses hábitos para proteger o coração

Cerca de 31,5% dos óbitos no Brasil são provocados por doenças cardiovasculares, aponta o Ministério da Saúde. Esta é, portanto, a primeira causa de morte entre a população brasileira. Confira cuidados para proteger a saúde do seu coração:
1. Combata o estresse
Um dos efeitos do estresse é o aumento do colesterol, que causa hipertensão e obstrui as artérias do coração. Além disso, a ansiedade também aumenta a liberação de cortisol no organismo, elevando as taxas de glicose no sangue, o que favorece o desenvolvimento de doenças como o diabetes, que colocam o coração em perigo.
2. Consuma óleos vegetais
Óleos tradicionais são vilões do coração, pois contêm gorduras saturadas. Prefira, portanto, os óleos vegetais, como o azeite de oliva, que ajudam a controlar os níveis de colesterol.
3. Maneire nas carnes
Principalmente a carne vermelha possui uma quantidade maior de colesterol. Por isso, limite o consumo desse tipo de carne, preferindo frango e peixe, e sempre elimine a gordura visível das peças.
4. Limite o consumo de açúcarUm estudo publicado no Journal of American Medical Association sugere que o açúcar pode afetar as taxas de lipídios, aumentando os níveis de triglicerídeos e colesterol, fatores de risco para doenças cardiovasculares.
5. Coma mais vegetais
Um estudo publicado no periódico Circulation mostrou que o consumo de proteínas de origem vegetal está associado à redução da pressão arterial. Tal ação se deve ao principal aminoácido encontrado nessas proteínas, o ácido glutâmico.

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