Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

segunda-feira, 25 de março de 2013

Alimentos que ajudam na redução de olheiras


As olheiras são consideradas um problema para muitas mulheres, pois dão peso à expressão, demostram cansaço e desleixo. São caracterizadas pelo aspecto escurecido ou acastanhado na região abaixo dos olhos, provocado pelo depósito de melanina, pela dilatação dos vasos ou pela congestão vascular. As olheiras  podem ser causadas pela falta de sono, estresse, cansaço, alterações hormonais e podem ser de origem hereditária.

Existem vários tratamentos eficazes, que podem ser feitos em clínicas ou até mesmo em casa. A escolha do tipo de tratamento será realizada depois da análise das causas fisiológicas. Entre as opções de tratamento disponíveis estão o uso de medicamentos tópicos, sessões de carboxiterapia, cremes clareadores, entre outros. O que pouca gente sabe é que a alimentação pode ser uma grande aliada.

Pesquisas revelaram que alimentos ricos em ômega-3 podem ser considerados medicamentos naturais para o tratamento das olheiras, pois estes alimentos protegem os capilares sanguíneos, evitando assim a vasodilatação que provoca o escurecimento na região abaixo dos olhos. 

Veja a seguir alguns alimentos ricos em ômega-3 e seus benefícios:   
  • Linhaça: rica em ômega-3, diminui a retenção de líquidos,é melhor consumir triturada para melhor aproveitamento do valor nutritivo.
     
  • Sardinha: conhecida por diminuir a tendência para processos inflamatórios.
     
  • Castanha-do-Brasil: retarda o envelhecimento.
     
  • Espinafre: proteje o sistema nervoso.
                                
Outros alimentos que podem auxiliar no tratamento das olheiras são amêndoas, chá verde,  gengibre, acerola, mamão, melão, couve-flor, morango, abacate, banana, maçã, estes alimentos possuem ação anti-oxidantes e atuam no combate aos radicais livres e também auxiliam no retardo do processo de envelhecimento.


Além de incluir esses alimentos na dieta é importante tomar outros cuidados, visto que, a ingestão de sal em excesso, além de provocar a retenção de líquidos, prejudica a circulação. Ainda, é importante não exagerar no consumo de álcool e cafeína, visto que, diversos estudos já demonstraram a relação entre o consumo dessas substâncias com o aparecimento das olheiras. Lembre-se também de beber muita água, para incentivar uma boa circulação. 

Caso tenha alguma dúvida, procure um nutricionista, esse profissional te ajudará a seguir uma dieta saudável e de acordo com as suas particularidades.

Fonte: Nutrição em foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog da Magda Vieira - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Giovanna Lacerda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo