Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

quinta-feira, 14 de março de 2013

Dieta certa e exercícios físicos exterminam a barriguinha


Excesso de gordura localizado no abdômen só desaparece com dedicação!!!

Aquela barriguinha que teima em continuar em evidência, apesar da perda de peso, é um problema estético para muitas mulheres. Além disso, é um perigo para a saúde. Essa gordura, que envolve órgãos internos, como fígado e pâncreas, dificulta a ligação da insulina com seu receptor celular, causando uma resistência insulínica que predispõe a diabetes, pressão alta e problemas de colesterol. Mas há soluções que fazem o excesso de gordura localizado no abdômen desaparecer. Pena que elas não sejam milagrosas. 

Perca a barriga em duas semanas 

Se estiver com pressa de reduzir a barriguinha por causa de alguma data especial, vá ao nutricionista siga  estas série de orientações alimentares. Se você estiver dentro dos padrões de saúde poderá fazer alguns cortes do seu cardápio como feijão, leite, açúcar, milho, repolho, pimentão, brócolis, cebola, bebidas gasosas, frituras, comidas com conservantes, pão e arroz branco, álcool e suco de laranja.

Diminua a quantidade de sal que coloca na comida, pois ele retém muito líquido. Para substituí-lo, abuse de ervas, como manjericão, hortelã, salsão, alecrim, salsinha, orégano e louro, ou temperos, como pimenta, mostarda, coentro e noz-moscada. Vinagre balsâmico, limão e um pouco de iogurte desnatado também podem ser usados. Coma mais aveia, nozes, gérmen de trigo, banana e arroz integral, ricos em vitamina B6, que reduzem a retenção de líquidos. 

Regularize seu intestino e beba no mínimo dois litros de água por dia. Aumente a quantidade de alimentos ricos em líquido como chuchu, melancia, melão, pera, pepino e abobrinha. O excesso de adoçante pode dar gases e inchar a barriga, por isso utilize, no máximo, 20 gotas por dia. Dê preferência para frango e peixe, já que as carnes vermelhas são de difícil digestão. 

Mas essa não uma recomendação que você possa fazer sempre ou por vários dias seguidos, porque poderá causar outros danos. Uma alimentação balanceada é sempre a melhor solução, e para isso, procure a ajuda de um nutricionista. 

Reduza a gordura abdominal no dia a dia 

Para quem não está tão incomodado com a terrível barriguinha, mas também quer diminui-la, é bom evitar alimentos com muito sal, fazer atividades aeróbicas e exercícios que fortaleçam a musculatura abdominal. Procure a ajuda de um personal. E para isso não tem segredo: dieta equilibrada, com pouca gordura e carboidratos, evitando frituras, doces, frios e embutidos. 

Além disso, o intestino precisa estar funcionando direitinho para que não haja inchaço no local. É muito importante ir ao banheiro pelo menos duas vezes por dia, por isso a ingestão de fibras e líquidos é fundamenta.

Alguns alimentos específicos podem ajudar na tarefa. São os chamados termogênicos. Eles induzem o corpo a gastar energia durante o processo digestivo. O efeito térmico do alimento varia conforme a composição da dieta, sendo maior após o consumo de carboidratos e proteínas do que depois da ingestão de gordura. 

Entre os principais termogênicos estão: pimenta, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja, kiwi, cafeína, guaraná, chá verde, água gelada, linhaça, gorduras vegetais e gorduras de coco. Mas a alimentação dever ser bem balanceada, pois somente o consumo desses alimentos leva a uma deficiência importante de nutrientes. Não são indicados para hipertensos.

Exercícios 

Os profissionais da educação física recomendam a prática de atividades aeróbicas (caminhada, corrida, bicicleta etc) cinco vezes por semana durante 30 minutos. Além disso, é indicado os exercícios localizados, que devem ser feitos em séries de 15 a 20 repetições quatro vezes por semana: 

Comece hoje mesmo!!!
Grande abraço...

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