Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

quarta-feira, 20 de março de 2013

Em Quanto Tempo os Sucos Perdem a Vitamina C?


O dia de feira postou essa matéria muito interessante... estou replicando para vocês, queridos leitores. É uma busca frequente no consultório. Vale a pena se informar!
A quantidade de vitamina C das frutas varia em função da maturação, solo, clima e o local de produção destes alimentos. Além disso, o estado de conservação também interfere no teor de vitaminas das frutas. Uma laranja que esteja com a casca machucada já pode estar tendo perda de vitamina C. Mesmo com a comprovação de que essa perda é lenta, é bom sempre olhar a fruta antes de levar para casa.
No caso dos sucos, quando batemos laranja, limão ou acerola, colocamos a jarra na geladeira para que a bebida fique mais gostosa, certo? Mas, com certeza, ela também fica saudável por mais tempo. Isso porque a vitamina C é sensível à luz, temperatura e oxigênio. Como a geladeira é escura e mantém a temperatura baixa, a vitamina C estará presente no suco por muito mais tempo. Se a jarra não for transparente e estiver tampada, ou mesmo coberta com um filme plástico, melhor ainda!
Para saber quanto tempo dura a vitamina C nos sucos, uma equipe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Rio de Janeiro, realizou uma pesquisa interessante. Eles espremeram algumas laranjas e levaram o suco para análise. Os testes foram feitos por um período de quatro horas.Quem achava que a vitamina C ia embora com rapidez, errou.
Em 100 gramas da amostra, o suco de laranja apareceu com 33 miligramas de vitamina C logo depois de espremida a fruta. Em temperatura ambiente, duas horas depois, nova medição: a quantidade caiu para 28 miligramas. Quatro horas depois, 25 miligramas – uma perda de 24% da vitamina C original. Ou seja, quatro horas depois de espremido o suco, ainda restavam 76% da vitamina.
A resistência aumenta quando se mistura a laranja com acerola, uma fruta com enorme percentual de vitamina C. Começa em 393 miligramas de vitamina. Duas horas depois está em 381 e em quatro horas de espera o suco ficou com 355 miligramas, ou seja, 90% da concentração inicial de vitamina.
As pesquisadoras garantem: quanto mais ácido for o suco mais tempo dura a vitamina C. Desta forma, se você acrescenta açúcar ou leite ao suco, isso altera a acidez, aumentando a velocidade de degradação da vitamina. Na mistura morango com leite, por exemplo, em quatro horas a perda de vitamina C foi de mais de 50%.
Fonte: DIADEFEIRA.CO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog da Magda Vieira - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Giovanna Lacerda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo