Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Saiba que alimentos evitar quando estiver estressada


Em muitas situações, quando as pessoas estão estressadas, é comum descontar o nervosismo na alimentação ou nas bebidas de forma nada saudável, abusando de itens como doces com muito açúcar, frituras, energéticos e álcool. Porém, apesar dessas opções serem as mais desejadas pelo nosso organismo num momento estressante, são elas que também podem piorar, e muito, o quadro.

Quando estão estressadas, as pessoas tendem a desejar alimentos que são ricos em açúcar, gordura e sal, porque eles aumentam diretamente os nossos níveis de cortisol (o hormônio do stress).

Por isso, nos períodos estressantes, tente recorrer às opções saudáveis como frutas, chás de ervas, como camomila e erva-doce, saladas variadas, além de dar preferência aos itens com pouco açúcar e baixo teor de estimulantes. Por outro lado, evite ao máximo aquelas opções que podem aumentar o stress. Segue abaixo alguns alimentos listados, os quais são os itens que devemos deixar de lado nos momentos de ansiedade, confira: 

Energéticos - Essas bebidas são ricas em cafeína e açúcar, que são ingredientes que agravam os sintomas do stress. Essa combinação pode ser uma bomba para o organismo, que tende a ficar sobrecarregado por precisar fazer um esforço extra com o uso contínuo dessas substâncias estimulantes. 

Comidas apimentadas - Se o seu stress ataca diretamente seu estômago, as comidas apimentadas podem piorar ainda mais a situação. O stress desacelera o metabolismo, fazendo com que a digestão fique mais lenta e difícil. Isso pode causar um refluxo ácido, pois o alimento fica mais tempo no estômago e as comidas picantes pioram o desconforto. 

Doces e chocolates - Os desejados da mulherada! Doces podem até ser um “refúgio” na hora da ansiedade, porém o açúcar só aumenta os níveis de cortisol, o hormônio do stress. As altas taxas de açúcar no sangue e os picos de insulina podem ainda causar irritabilidade e até aumentar mais a fome.
 
Bebidas alcóolicas - A ilusão de que um ou mais drinks podem amenizar o seu nervosismo pode deixa-la ainda mais ansiosa, pois o álcool estimula a liberação de cortisol, de acordo com um estudo de 2008 publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism. 

Cafeína - O café, o cappuccino, o mochaccino, todas essas bebidas são ricas em cafeína, que é um estimulante que também provoca a liberação de cortisol, aumentando os níveis de stress. Além disso, a substância em excesso pode causar taquicardia e insônia. 

Alimentos processados - Alimentos com alto teor de sódio, gordura e aditivos artificiais — como salgadinhos de pacote, refrigerantes, macarrão instantâneos, biscoitos recheados e bolinhos — podem aumentar os níveis de estresse por estimular a produção de cortisol. 

Batata frita - Os altos níveis de gordura combinados ao carboidrato da batata frita pode até fornecer uma um rápido estoque de energia, mas só vai piorar a sua ansiedade mais tarde. Além do risco de hipertensão que este alimento pode causar, devido às altas taxas de sódio, o consumo também pode piorar quadros de gastrite e obesidade. 

Chicletes e balas sem açúcar -Os itens adoçados artificialmente podem exacerbar problemas relacionados digestivos, que podem levar à irritabilidade e consequente aumento do stress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog da Magda Vieira - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Giovanna Lacerda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo