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quarta-feira, 22 de maio de 2013

Alimentação saudável e equilibrada


Com moderação e bom senso, você pode ingerir alimentos de todos os grupos. O fundamental é estabelecer limites, procurando incluir todos os nutrientes necessários a uma dieta equilibrada.

Veja algumas dicas de alimentação que irão trazer grandes benefícios para a sua saúde:

- Prefira alimentos frescos aos enlatados (contêm quantidade maior de conservantes);
- Coma muitas frutas e verduras (ricas em vitaminas e fibras);
- Evite carnes gordas e alimentos ricos em colesterol como gema de ovos, leite e derivados;
- Em lugar de frituras, prefira carnes magras, peixes e aves sem pele, preparando-os assados, cozidos ou grelhados;
- Coma mais leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico), frutas, legumes e cereais integrais, pois são importantes fontes de fibras;
- Substitua a manteiga, bacon e outras gorduras animais por óleo de canola, girassol, milho, oliva e soja ou margarinas. Use pouco óleo no preparo dos alimentos;
- Substitua o ovo inteiro apenas pela clara e sempre que possível limite seu consumo a, no máximo, três vezes por semana;
- Não abuse do sal;
- Beba pelo menos 2 litros de água por dia;
- Varie sempre os alimentos, invente novas receitas e capriche no seu visual!

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