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sábado, 4 de maio de 2013

Inclua no treino os hábitos que previnem as cãibras

Muitas pessoas temem o aparecimento de cãibras durante a prática de exercícios físicos. Mas vale lembrar que o problema não é consequência, exclusiva, do treino. As cãibras são comuns nas gestantes e em qualquer pessoa, nos dias frios. O problema surge quando os membros inferiores não estão aquecidos adequadamente ou quando há problemas vasculares no organismo. Movimentos repetitivos no trabalho, má alimentação e alguns remédios podem ter as cãibras como efeito colateral.

A puxada no músculo, seguida por uma forte dor, ocorre por espasmos intensos ou contração muscular súbita, involuntária e dolorosa de caráter transitório. Essa contração pode ocorrer em um determinado músculo ou num grupo muscular, que se contrai vigorosamente de forma dolorosa. A dor parece ser proporcional ao número total de unidades ativas, ou seja, quanto maior for a massa muscular envolvida, maior será a dor.

Alguns fatores podem determinar a ocorrência de cãibras, como:

- Perda excessiva de água e sais, como sódio e potássio, através da transpiração;
- Acúmulo excessivo de ácido láctico no músculo em consequência de grande esforço físico;
- Deficiência de fluxo sanguíneo, geralmente nos membros inferiores, causada por resfriamento, mudança brusca de temperatura ou problemas vasculares.

Previna-se:

- Mantenha uma dieta alimentar rica em sais e minerais;
- Beba de 250 a 350 mL de água ou isotônicos durante uma hora de exercícios, de 20 em 20 minutos, mantendo-se hidratado;
- Alongue bem a musculatura antes e depois de qualquer atividade física;
- Repouso e boa adaptação à mudança de temperatura também ajudam a prevenir esta inconveniente presença;
- Se a cãibra aparecer, alongue o músculo ou grupo muscular afetado massageando-o com as mãos.

PS. Isotônicos também tem suas prescrições. Não pode ser consumido livremente!

Procure um nutricionista e um educador físico para melhor orientação.


Fonte: Site dieta e saúde

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