Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Queime mais calorias brincando


Preguiça, trabalho, filhos, chuva, sol... Sempre vai ter algo conspirando para você adiar mais uma vez o projeto de começar a praticar atividade física. Muita gente não malha porque não consegue ir à academia ou ao parque ou contratar um personal trainer. Juntos com alguns parceiros da área de educação física, trouxemos pra vocês algumas soluções. Com atividades prazerosas dá para queimar calorias sem perceber. Levar o cachorro para passear, dançar na balada ou patinar emagrece, tonifica e melhora a circulação sanguínea e o condicionamento físico da mesma forma que exercícios tradicionais como corrida, boxe ou ioga – a diferença é que os resultados podem demorar um pouco mais para aparecer. 

Mas essas brincadeiras têm a vantagem de garantir maior adesão, além de amenizar os sintomas da TPM, aliviar o estresse, controlar a pressão arterial e o diabetes, aumentar a autoestima e a vontade de se cuidar.

As 10 atividades que são verdadeiras aulas de ginástica e pura diversão:

1. Leve o cachorro para passear

Está aí uma companhia e tanto para estimular você a sair de casa até quando não está muito a fim, afinal o bichinho precisa fazer xixi e cocô todo dia. Só não vale puxar a coleira para diminuir o ritmo dele ou deixá-lo parado por minutos a fio cheirando um ponto específico. Mas bom mesmo é aproveitar para brincar de corrida com o cãozinho e queimar até 300 calorias em meia hora contra as 120 se caminhasse.

2. Vá para a balada ou simplesmente dance. Quem danças seus males espanta!

Impossível ficar parada com a música bombando e não ser envolvida pela energia do ambiente. E o melhor é que você nem precisa saber dançar bonitinho, afinal, no escuro vale tudo, inclusive pular, jogar os braços para o alto, mexer os quadris do jeito que bem entender... A única regra é não ficar parada para detonar até 260 calorias por hora.

3. Brinque de pega-pega com seu filho, sobrinho, primos, enteado... 

Essa vale especialmente para quem acha que não consegue correr. Como a brincadeira exige dar piques para fugir do ‘pegador’, quando você menos se der conta já vai estar com o coração batendo mais acelerado, o que impacta diretamente no metabolismo e na produção de serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e felicidade.

4. Jogue videogame 

Os esportes simulados no Wii e Xbox têm a mesma dificuldade e exigência da vida real. Assim, se você escolher o boxe, vai perder 500 calorias por hora, 230 se optar pela ioga, 300 pelo golfe, 530 pelo vôlei. 

5. Solte a voz 

Cantar sem vergonha e em alto e bom som faz o abdômen trabalhar como se você estivesse fazendo exercícios abdominais, de leve, claro. Mas, mesmo sendo suave, o gasto calórico gira em torno de 150 calorias por hora. Tudo de bom, não?

6. Faça guerra de água na piscina 

Desviar dos jatos, mergulhar para o oponente não te pegar e jogar água no outro mexe com o corpo todo, especialmente braços, pernas e abdômen. E tudo com baixo risco de lesões e o gasto de cerca de 250 calorias por hora.

7. Patine

Mais do que exercitar a agilidade, patinar modela as pernas e queima, em média, 420 calorias por hora. Ainda está aprendendo? Ótimo, afinal o esforço é muito maior para ficar de pé e manter o equilíbrio.

8. Rodar bambolê 

Vale para revisitar os tempos de infância, afinar a cintura e eliminar cerca de 150 calorias em meia hora. Para queimar ainda mais basta aumentar o grau de dificuldade da brincadeira, tentando rodar o bambolê numa perna só, descê-lo do braço para o quadril ou subir das coxas para a cintura, por exemplo.

10. Pular corda 

Em ritmo normal, dando uma média de 70 saltos por minuto, você manda embora nada menos que 300 calorias em meia hora, melhora o condicionamento físico rapidinho e trabalha a panturrilha e a parte da frente das coxas.

Chega de desculpas!!! Vamos brincar....

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