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terça-feira, 4 de junho de 2013

Alimentos que prolongam a saciedade


Inverno no hemisfério sul nem sempre é de congelar o corpo e, muitas vezes, a temperatura é quase de verão. Mesmo assim, há dias em que a temperatura cai demais e tudo o que queremos é sentir um calorzinho. Deixamos a água do chuveiro mais quente, colocamos vários casacos (ficamos super chics) e, claro, preferimos comidas que nos aqueçam.

Entre as melhores dicas nessa direção está, sem dúvida, a de se optar por refeições preparadas com ingredientes que ajudam a prolongar a sensação de saciedade e conforto. O inverno é época de safra de raízes que têm papel importante para a saúde e que ajudam a compor pratos apropriados para o frio.

Sopas são sempre uma boa escolha e na sua preparação podem entrar abóbora, folha de mostarda, gengibre e inhame. É recomendado que não se exagere na quantidade de inhame, pois o carboidrato é o nutriente que mais afeta a glicemia. É sugerido, ainda, a adição de aveia, rica em fibras solúveis que reduzem a absorção de glicose e os níveis de colesterol sanguíneo.

Outra fibra solúvel que pode ser utilizada é a farinha de maracujá, rica em ferro, cálcio e fósforo. Couve, brócolis, repolho, couve-flor e nabo são exemplos de vegetais que compõem bem uma sopa e que têm propriedades para aumentar a capacidade do fígado de neutralizar substâncias potencialmente tóxicas, vindas de medicamentos, bebidas alcoólicas e toxinas alimentares. Para enriquecer a sopa de vegetais com proteínas, podem ser adicionados a quinua ou o missô, pasta de soja típica da culinária japonesa. O levedo de cerveja é o alimento mais rico em cromo e possui vitaminas do complexo B. Uma a duas colheres de chá no prato de sopa pronto podem auxiliar no controle glicêmico, embora não dispense, naturalmente, a necessidade de seguir as recomendações médicas.

A chicórea e a alcachofra são outros alimentos interessantes para serem adicionados às sopas, pois contribuem para o bom funcionamento do intestino e melhoram a função imunológica.

Na hora de temperar, é possível lançar mão de ervas e especiarias, como a cúrcuma ou açafrão brasileiro, que apresenta alta capacidade antioxidante e antiinflamatória, o alecrim, de ação antioxidante, ou o manjericão, que ajuda na manutenção da glicemia dentro de valores normais.

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