Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

terça-feira, 1 de abril de 2014

Hall da fama: goji berry, golden berry e cranberry – os tops da vez!

Superfrutas são aquelas raras ou com alto valor nutricional e propriedades benéficas ao organismo humano. São muito utilizadas como matérias-primas pelos fabricantes de alimentos funcionais, bebidas e nutracêuticos. Amora, framboesa, mirtilo (ou blueberry), cranberry , goji berry, golden berry, morango e outras frutas são consideradas “Super” não é à toa. Além de deliciosas, estas frutinhas são ricas em antioxidantes e anti-inflamatórios, como os compostos fenólicos, antocianinas e carotenoides.
De forma geral, elas auxiliam na proteção contra doenças degenerativas como câncer, catarata, aterosclerose, Alzheimer, infartos, derrames e envelhecimento precoce – além de estarem associadas a tratamentos estéticos. De forma individual, cada fruta possui propriedades únicas que as levaram ao hall da fama. Duvida? Então veja tudo o que o Goji berry, Golden berry e Cranberry podem fazer por você!

Goji berry

 O Goji berry (Lycium barbarum Linnaeus – LPB), vedete do momento, veio para ficar, confira, alguns dos motivos do seu “estrelado”.
Goji berry
  • Efeitos anti-inflamatórios, anti-angiogênicos e anti-câncer
Um estudo relatou que os flavonoides atenuaram a adesão intracelular das inflamações. Seu efeito anti-angiogênico evita a criação de novos vasos sanguíneos, bem como inibe o fator de crescimento vascular endotelial. Isto significa que o Goji berry evita o crescimento de cânceres. Outro estudo demonstrou seu efeito inibitório sobre a proliferação celular através da indução da apoptose por via mitocondrial. Os resultados sugerem que o polissacarídeo do Goji berry pode ser desenvolvido como um potencial agente quimioterápico contra o câncer de colo do útero. Outras pesquisas concluíram que ele pode ser utilizado como um agente anti-câncer por interromper ciclo celular de células cancerígenas.
  • Efeitos neuroprotetores
Um estudo feito em ratinhos com acidente vascular cerebral (AVC) utilizou o extrato da fruta de forma oral, o que melhorou os déficits neurológicos, reduziu o tamanho do infarto e edema cerebral, bem como protegeu o cérebro de rompimento da barreira hematoencefálica. O estudo sugeriu que essa fruta pode ser usada como um neuroprotetor profilático em pacientes com alto risco de AVC isquêmico. Em outro estudo, os efeitos neuroprotetores de polissacarídeos do Goji berry forneceram proteção contra a toxicidade induzida pela homocisteína em neurônios corticais de ratos, demonstrando seu potencial na prevenção e tratamento da Doença de Alzheimer.
  • Efeitos sobre o estresse oxidativo induzido pelo exercício físico
Para atletas e praticantes de exercícios físicos, o Goji também tem seu valor. Estudos em ratos demonstraram os efeitos do Goji berry sobre o estresse oxidativo induzido pelo exercício. Os resultados mostraram que os ratos que receberam Goji berry apresentaram uma resistência prolongada sob exercício exaustivo em relação ao grupo controle normal. Isso é indicativo de que ele pode prevenir o estresse oxidativo após exercício exaustivo.
  • Efeitos no desempenho sexual
Berrys
O Goji berry também pode deixar a relação a dois mais caliente. Um estudo foi feito para investigar seus benefícios no desempenho sexual. Um grupo de ratos do sexo masculino recebeu Goji berry por 21 dias. Os resultados mostraram uma melhora significativa no desempenho sexual, incluindo aumento da eficiência, aumento de frequência de ejaculação e encurtamento do período de latência da ejaculação. O estudo sugeriu que esta fruta pode aumentar o desempenho sexual em ratos e recomendou mais estudos em seres humanos. Oba!
Outro estudo observou os efeitos dos polissacarídeos de LBP sobre as lesões espermatogênicas induzidas Bisfenol A (BPA) em camundongos. O BPA é uma substância química que constitui a unidade básica de polímeros e revestimentos de alto desempenho, principalmente plásticos policarbonatos e resinas epóxi. Por ser uma molécula muito instável, pode migrar dos produtos para os alimentos apenas com mudanças de temperatura ou danos à embalagem, causando grave desregulação endócrina. Concluiu-se que a LBP pode ser um dos potenciais ingredientes que protegem os animais adultos do sexo masculino de danos reprodutivos do BPA.
  • Efeitos no diabetes
Um estudo foi realizado para avaliar os benefícios de polissacarídeos extraídos de Goji berry (LBP) em ratos hipoglicêmicos. Os resultados do estudo mostraram que os vários parâmetros, incluindo o peso corporal, glicemia de jejum, colesterol total e triglicérides em ratos diabéticos melhoraram significativamente.
Outra pesquisa analisou o efeito da LBP na ultraestrutura da retina de ratos diabéticos induzidos por estreptozocina (fármaco quimioterápico). O resultado apontou que a LBP poderia aliviar as alterações patológicas da mitocôndria. Espera-se que o Goji possa ser utilizado na prevenção e tratamento da neuropatia retinal diabética precoce. Goji berry
  • Efeitos na saúde dos olhos
O Goji berry pode fornecer benefícios de saúde contra a degeneração macular associada à cegueira devido ao envelhecimento, além preservar a função da retina após a transecção parcial do nervo óptico e neuropatia diabética. Ele é rico em carotenoides, a zeaxantina, que é conhecido por melhorar a função da retina.
  • Efeitos na perda de peso
Pesquisas informaram que o Goji Berry aumenta a taxa metabólica e reduz os ganhos de peso corporal, bem como produz uma sensação de bem-estar, incluindo o nível de energia. Os resultados mostraram que a ingestão diária de 120 ml de suco dessa fruta reduz a circunferência da cintura e aumenta as taxas metabólicas em seres humanos em relação ao grupo controle.

Golden berry

O golden berry, com o poder que possui, também entrou para o hall da fama. O fruto de Physalis peruviana L. (PPL) tem sido tradicionalmente usado como antiespasmódico, diurético, antisséptico, calmante e analgésico em todo o mundo. E, por esses motivos, o golden berry merece um lugar dourado.
  • Efeito anti-câncer
Golden berry 2
Um estudo realizado ano passado analisou o efeito derivado 4β-hydroxywithanolida E (derivado do golden berry) para matar seletivamente as células de câncer bucal por meio da geração de EROS, danos ao DNA, e as vias de apoptose. Como a maioria dos fármacos quimioterápicos é altamente citotóxica para células normais, é sempre um desafio identificar substâncias hipersensíveis às células cancerosas, mas sem efeitos deletérios mínimos sobre as células saudáveis. Pois o golden berry não passou vergonha: os resultados perceberam os mecanismos de matança seletiva de 4βHWE, indicando que ele pode ser utilizado para melhorar a eficiência em eliminar células de câncer bucal durante a quimioprevenção e terapia.
O golden também apresentou um efeito citotóxico em cultura de células de câncer colorretal e de próstata e leucemia mieloide crônica.
Outro estudo demonstrou que o extrato do golden berry possui atividades anticancerígenas e anti-inflamatórias, sendo considerado um potencial agente de combate ao DNA alterado das células canceroras e quimioterápico contra o câncer de pulmão. No entanto, o mecanismo celular envolvido neste processo ainda é desconhecida.
  • Efeitos protetores hepatorrenais
Uma pesquisa investigou o potencial do golden berry como um agente protetor hepatorrenal contra fibrose hepática e renal induzida por tetracloreto de carbono (CCl4). O CCl4, um líquido transparente que evapora muito facilmente, é utilizado principalmente na fabricação de gases para refrigeração e propelentes em aerossóis. Em exposições intensas, pode ocorrer falência hepatorrenal e pulmonar. O golden berry conseguiu proteger o fígado e o rim contra a fibrose por moléculas e mecanismos ainda desconhecidos. Outros estudos corroboram a afirmação em pesquisas realizadas tanto com a raiz Physalis peruviana quanto com o fruto.
  • Efeitos anti-hipertensivos e antiglicemiantes
Um estudo avaliou a inibição in vitro de alfa-amilase, a alfa-glucosidase, e a angiotensina I conversora de angiotensina (ECA) relevante para potencial gestão de hiperglicemia e hipertensão associada ao diabetes tipo 2. O estudo apontou um excelente potencial da fruta como uma estratégia baseada em alimentos para complementar ações antidiabéticas e anti-hipertensivas eficazes, com base em mais estudos.

Mas atenção!

Um estudo realizado e 2013 analisou os efeitos tóxicos agudos e subcrônicos do Golden berry em ratos. A troponina I plasmática e os níveis de troponina T foram significativamente aumentados em grupos de machos tratados com sumo da fruta liofilizada em comparação com o grupo controle. A troponina é um complexo de três proteínas (C, T e I) que participam do processo de contração muscular no músculo esquelético e cardíaco. O nível de potássio também aumentou significativamente no grupo masculino. Em conclusão, o suco do golden berry induziu toxicidade cardíaca em doses muito elevadas e no sexo masculino.

Cranberry

CranberryO cranberry já alcançou a fama há tempos. Há muito considerado por nós como uma superfruta, seus benefícios para a saúde são inúmeros, uma vez que apresenta em sua composição uma gama de nutrientes essenciais ao organismo humano, como vitaminas A, E e C, glicose, frutose, ácidos gálico, benzoico, oxálico, taninos condensados e compostos bioativos flavonoides, como quercetina, mirecetina, antocianina e proantocianidinas, responsáveis pela maior parte do potencial antioxidante desse fruto. Ele está no topo da lista das frutas mais ricas em antioxidantes, além de ser super indicado para o tratamento de infecções urinárias. Se você ainda não conhece tudo o que o cranberry pode te oferecer, vale a pena descobrir!
É tudo muito lindo mas… como comer? A melhor resposta é: fruta desidratada!
A desidratação tem sido muito utilizada como um meio de conservação dos alimentos. Secando o fruto, o índice de atividade de água – que se refere à quantidade de água em um alimento – é significativamente reduzido. Como a água é necessária para fornecer o ambiente para fungos e outras bactérias para crescer, alimentos com baixa atividade de água têm uma vida útil por muito mais tempo e são menos propensos a estragar. Além disto, por aumentar a concentração dos açúcares, a fruta fica mais docinha! Mais fácil de armazenar, menos risco de perder, doce concentrado e valor nutritivo mantido… fruta desidratada é o que há!
E, se não tem jeito de comer, beba! Existem sucos prontos de Cranberry e todas as outras berries de grande qualidade no mercado e você também pode fazer seu próprio drinks com o cranberry. 
Os berries merecem ou não merecem estar com a fama que estão? Sucesso para eles!
 Bibliografia consultada:
PERK, et al. Acute and subchronic toxic effects of the fruits of Physalis peruviana L. Evidence-based Complementary and Alternative Medicine, 2013.
ZHU, C. P.; ZHANG, S. H. Lycium barbarum polysaccharide inhibits the proliferation of HeLa cells by inducing apoptosis. Journal of the Science of Food and Agriculture, 2012.
SHAN, et al. Lycium barbarum polysaccharides reduce exercise-induced oxidative stress. International Journal of Molecular Sciences, 2011.
JING, et al. Evaluation of hypoglycemic activity of the polysaccharides extracted from Lycium barbarum. African Journal of Traditional, Complementary and Alternative Medicines, 2009.
ZHANG, et al. Protective effects of Lycium barbarum polysaccharides on testis spermatogenic injury induced by bisphenol A in mice. Evidence-based Complementary and Alternative Medicine, 2013.
GUO, et al. Effect of lycium barbarum polysaccharides on the retinal ultrastructure of streptozocin-induced diabetic rats. Chinese Journal of Integrated Traditional and Western Medicine, 2013.
Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB). Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo. Ficha de Informação Toxicológica (FIT). Tetracloreto de carbono.
EL-GENGAIHI, et al. Golden berry juice attenuates the severity of hepatorenal injury. Journal of Dietary Supplements, 2013.
Fonte: Chocolate com pimenta - http://julianatoledodefaria.com.br/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog da Magda Vieira - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Giovanna Lacerda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo