Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Lancheira Saudável

Como está a lancheira dos seus filhos?


Com a correria do dia a dia, as mães voltam pensam nos estudos dos filhos e na alimentação das crianças. São muitas as opções de alimentos prontos, e por isso muitos pais acabam optando por esse tipo de lanche, pois eles são mais práticos, mas ao mesmo tempo, são ricos em gorduras saturadas, sódio, açúcares, e conservantes químicos e por isso acabam também sendo pobres em vitaminas e minerais.

Então vamos ajudar os pais a montarem uma lancheira saudável com dicas super legais para espantar a preguiça criativa e assim resistir a tentação de encher a lancheira das crianças com várias coisas industrializadas.

O pequeno lanchinho que a garotada faz na escola é muito importante para a alimentação, pois fornece energia necessária entre as refeições, o que contribui para que eles tenham disposição física e mental para realizar as atividades diárias. Se a criança tiver o mal hábito alimentar, pode trazer para ela diversos males como, colesterol alto, hipertensão arterial e diabetes já na infância, principalmente de tiver suscetibilidade genética. É essencial que a criança tenha uma alimentação equilibrada e consuma diariamente quantidades de nutrientes adequados para seu crescimento. Alguns desses alimentos são fontes de cálcio, ferro, vitaminas e minerais.
Na lancheira é interessante conter representantes dos três principais grupos alimentares como: carboidratos, proteínas e gorduras. É melhor preparar o lanche um pouco antes da criança sair para a escola e o armazenamento deve seguir os padrões propostos pelo fabricante.

Confira sugestões de cardápio saudável sem restrição:


- Pão de forma integral com creme vegetal e cenoura ralada
- Suco natural ou de caixinha
- Um cacho de uva

Sugestão para crianças alérgicas ao leite:

- Bebida à base de soja sabor chocolate
- Banana
- Cenourinha baby

Sugestão para crianças com intolerância ao glúten:

- Pão de batata com creme vegetal
- Iogurte
- Suco de melancia


Confira algumas sugestões:

1 suco de abacaxi e laranja;
1 bolinho de iogurte confeitado;
5 morangos.

1. Levar sempre os sucos naturais em uma garrafinha térmica. Assim ela protege o suco da luz e da temperatura e impede que o líquido fique azedo ou sem vitaminas.
2. Faça vários bolinhos no fim de semana. Depois, é só congelar e ir comendo aos poucos. 
3. Dê preferência às frutas da estação. Porque elas são sempre mais suculentas e saborosas. Além disso, são mais baratas.

1 iogurte de coco;
1 potinho com granola para misturar com o iogurte;
1 bolinho de banana caseiro;
1 kiwi descascado

1. Se a criança não gosta de granola, a dica é combinar o iogurte com frutas secas, frutas vermelhas ou até castanhas picadinhas. Experimente diferentes misturas.
2. Algumas frutas não ficam boas quando você as leva descascadas. A maioria delas perde vitaminas e fica com um aspecto escurecido. Já o kiwi, não. Ele perde um pouco de vitamina C, mas até a hora do intervalo, ele tem fibras e outros nutrientes, e mais é bem docinho.

1 suco de uva orgânico e integral;
5 biscoitos caseiros em forma de animais;

1. O suco orgânico é feito com fruta que foi cultivada em solo sem agrotóxicos. Já o suco integral é feito só com a fruta, sem adicionar mais água ou conservantes, substâncias usadas para manter o sabor mesmo quando ele fica dentro de uma caixinha.
2. O suco orgânico vem em uma garrafinha de vidro. Por isso, é melhor levá-lo para a escola na garrafinha térmica.

1 suco de laranja com cenoura;
1 lanchinho em forma de coração recheado com queijo cremoso ou ricota com espinafre;
1 pera.

1. Tente outras combinações no lanche. Experimente queijo cremoso com geleia de framboesa ou de goiaba.
2. Dica: use forminhas com desenhos diferentes para fazer arte com o seu sanduíche. Você encontra em lojas de culinária, formas de coração, menino ou menina, bichinhos, carros etc.
3. Quando as frutas estão sequinhas e com casca, pode economizar plástico e levá-las embaladas no papel toalha. Isso vale para banana, maçã, laranja e tangerina. Use o potinho quando elas forem pequenas e amassarem facilmente.

1 espetinho de frutas.
1 suco de polpa de graviola;
4 cookies de grão de bico com gotas de chocolate feitos em casa;
1 cachinho de uva.

1. Se não der para tomar suco natural todos os dias, o suco de polpa é a melhor opção, isso porque ele tem muito mais nutrientes da fruta do que o suco de caixinha.
2. Você pode substituir os cookies (biscoitos) por barrinhas de cereal caseiras, pois são muito fáceis de fazer, além de deliciosas
3. Para fazer o espetinho, basta usar uma faca ou uma colher para tirar pedaços em forma de bolinha ou quadrado de frutas como melão e melancia. Depois, espete os pedaços em um canudinho de plástico (que não oferece perigo como o espeto). Complete-o com uvas ou outras frutas pequenas.

Fonte: Atualidades Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog da Magda Vieira - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Giovanna Lacerda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo