Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

terça-feira, 3 de junho de 2014

Limão e seus benefícios

Bom dia gente fina, elegante, saudável e antenada!!!!

Limão... essa fruta é super demais e é principalmente importante pelo seu valor nutricional de vitamina C e potássio.

Um dos efeitos notáveis do limão é, por exemplo, o de combater o ácido úrico – temível inimigo (tantas vezes letal) de muitos cidadãos quando chegam a uma idade mais “respeitável”.

Tomado pela manhã, em jejum (10 a 20 minutos antes do desjejum), descongestiona e desintoxica o organismo e, se usado com regularidade, erradicará por completo todos os uratos.

Deste modo, é evidente a sua grande valia nas diversas patologias reumáticas e artríticas. Com efeito, a ingestão da dieta de limões (ver abaixo), aumenta na urina a excreção de ácido úrico, uréia e ácido fosfórico.

Seu uso Interno (como também externo) é muito útil na regeneração dos tecidos inflamados das mucosas, reconduzindo ao estado e funcionamento normal de todos os órgãos do aparelho digestivo. Nas afecções gastro intestinais, os ácidos do limão destroem os germes e as bactérias nocivas que se libertam e que contribuem para gerar as ulcerações. Ainda combate as fermentações e os gases.

É um amigo do pâncreas e, malgrado certas apreensões quanto a supostas incompatibilidades com o sistema bilioso, revela-se um expurgador e um tonificante do fígado e da vesícula.

Relativamente ao aparelho genito-urinário, bem como ao sistema cardiovascular, é igualmente um poderosíssimo eliminador de toxinas e um tônico privilegiado. Tem, assim, ação que impede e neutraliza a proliferação das tão temidas afecções arterioscleróticas.

Gargarejos do seu suco fresco são benéficos para todos os tipos de afecções do trato nasofaríngeo, bem como para laringites e gengivites. Inalado (puro ou diluído), é um bom desinfetante nas rinites e sinusites.

Rico em vitaminas

Podemos dizer que existem cerca de 70 variedades. Todas são portadoras de uma enorme capacidade vitamínica e de dinamismo no nosso metabolismo interno.

- Contém vitamina B1, B2 e B3, provitamina A (caroteno), que se encontra principalmente na casca e, vitamina A na polpa fresca e sumo.

- É riquíssimo em vitamina C (40 a 50mg/100gr de fruto), que joga um papel inestimável nos fenômenos óxido-redutores, beneficiando, concomitantemente, o desempenho das glândulas endócrinas. Por essa razão, é indispensável a sua ingestão diária.

- Possui vitamina PP, que age protegendo e tonificando o sistema vascular, e vitamina I que é um preventivo das pneumonias.

- Contém grandes quantidades de sais minerais e oligoelementos como o cálcio, ferro, silício, fósforo, cobre, magnésio e iodo.

- Encontram-se apreciáveis percentagens de ácidos cítricos e málico, além de pequenas quantidades de ácido acético, fórmico e de citratos de potássio e de sódio.

- É portador de glucose e frutose diretamente assimiláveis, bem como de sacarose.

- Contém gomas, mucilagem e algumas albuminas.
Um cuidado importante:

Ao manusear o limão ou qualquer fruta cítrica, deve-se lavar muito bem as mãos e o local onde foi realizado o uso externo, antes de se expor ao sol. Caso contrário irão se formar manchas escuras na pele.

De qualquer forma, mesmo com a pele muito bem lavada, evitar tomar sol diretamente. Não esquecer nunca de usar o seu filtro solar.


Dicas da nutri:

- Consumir o suco de limão junto ao almoço é uma ótima opção para quem quer poupar calorias. Além disso, a vitamina C presente no suco potencializará a absorção de ferro dessas refeições.

- O limão ajuda a conservar alguns alimentos. Por exemplo, ao picar uma maçã ou ralar uma cenoura, esprema um limão para para evitar o escurecimento delas.

RECEITINHAS:
PARA TOMAR EM JEJUM

Suco detox 1
½ limão com casca
½ copo chá verde
4 folhas de hortelã
2 colheres de sopa de chia

Suco detox 2
1 folha de couve
½ limão com casca
½ pepino sem casca e sem semente
1 colher de chá de gengibre ralado


LANCHES

Opção 1
1 abacate pequeno amassado
Suco de ½ limão
1 colher de sopa de açúcar mascavo

Opção 2
80g de polpa de açaí congelada
suco de um limão
1 colher de sopa de guaraná em pó

NAS REFEIÇÕES

- Utilizar o limão em temperos para carnes e saladas

Vinagrete de limão
1/4 copo de suco de limão
2 colheres de sopa de aceto balsâmico
1 colheres de sopa de mostarda Dijon
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Depois dessa, não deixe os limões fora do seu cardápio. Procure orientação do seu nutricionista e médico!

Deixe seus comentários e dúvida. Estarei respondendo assim que possível! Deixe sugestões de futuros posts que você tem curiosidade. 

Grande abraço
See you...




2 comentários:

  1. Magda! bom dia!! Ótima dica do limão, Obrigado.
    Não sabia que limão faz bem ao estômago! :) .

    Bem, tenho uma dúvida...

    Estou conseguindo ter uma alimentação regular, no tempo certo,não ficando com fome, além de balanceada, mas fico pensando em adotar tomar sucos ditos DETOX. Com qual regularidade devo tomar esses sucos por semana para ser satisfatório a desintoxicação? Eles também ajudam no emagrecimento e no equilíbrio de nutrientes e sais minerais também?

    Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Eltinho. Tudo bem com você? Obrigada por acompanhar o Blog da Magda!!
      Fico muito feliz em saber que está seguindo uma reeducação alimentar! Parabéns pelos resultados e determinação.
      Então... os sucos detox podem ser consumidos uma vez ao dia, sugiro-os pela manhã ou lanches da tarde. Eles ajudam sim, no emagrecimento e equilíbrio dos nutrientes por ser um suco bastante rico!
      Uma DIETA detox, não pode ser seguida por muito tempo. Mas esporadicamente, por orientação e acompanhamento do seu nutricionista, sim!
      Temos que lembrar que cada pessoa é única e nem tudo que faz super bem para um, fará super bem para outra!
      Espero ter solucionado sua dúvida! No que precisar, estou sempre por aqui.

      Abraços...

      Excluir

© Blog da Magda Vieira - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Giovanna Lacerda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo