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terça-feira, 26 de agosto de 2014

POTÁSSIO

As fontes de potássio são, principalmente, alimentos de origem vegetal, como folhas de beterraba cozidas, suco de laranja, banana ou sementes de abóbora.

O potássio é um macromineral responsável pela manutenção da função dos nervos e músculos.

Tanto uma concentração alta quanto baixa de potássio no sangue pode causar paralisia e até distúrbios cardíacos, mas, normalmente, isso acontece apenas em caso de doença.

Potássio alto

O excesso de potássio pode provocar redução da pressão arterial, arritmia cardíaca, diminuição da frequência cardíaca ou parada cardíaca.

Potássio baixo

A falta de potássio pode causar fraqueza, náuseas, vômitos, aumento do açúcar no sangue ou parada respiratória.

A dose diária recomendada de potássio é de cerca de 4,7 g para um adulto saudável, que é facilmente alcançada com a alimentação regular.

Tabela de alimentos fonte de potássio
AlimentosUnidadePotássio
Ameixa seca10 unidades633 mg
AbacateMeia unidade602 mg
AmêndoaMeia xícara536 mg
AmendoimMeia xícara453 mg
Peixe cozido1 posta de 100 g380-1450 mg
CastanhaMeia xícara423 mg
Lentilha cozidaMeia xícara365 mg
Ervilha cozidaMeia xícara355 mg
NozesMeia xícara301 mg
AvelãMeia xícara300 mg
Conhecer alguns dos mais importantes alimentos ricos em potássio é útil para que o paciente com insuficiência renal possa diminuí-los da dieta ou para que o atleta com cãibra possa ingerir em maior quantidade, por exemplo.

Os suplementos de potássio só devem ser tomados sob recomendação de um nutricionista ou médico.

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