Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Como guardar e conservar os morangos


Oba!!! Época do morango... yhumyyyyyyyyyy.....

Por onde passo tem alguém vendendo e nos mercados tenho visto as pessoas comprado desesperadamente já que o preço anda muito bom, e como conservar esse tanto de morango em casa? Muitas vezes, acabamos perdendo alguns morangos ou acabam mofando, por não armazenar corretamente. Por isso, vamos aprender a conservar e aproveitar nossos morangos por um tempo maior.

A primeira etapa é nunca deixar os morangos na embalagem que compramos, sei que geralmente as embalagens são feitas para preservar melhor o alimento, mas esse não é o caso dessas caixinhas plásticas, que na verdade acaba amassando a fruta, também deixa muita abafado e acaba fazendo o mofo e a umidade se espalhar, então a primeira regra é: Tire os morangos da caixa original. 

A segunda etapa é separar os morangos bons dos amassados e mofados também é fundamental, isso porque o mofo se espalha muito rápido e vai acabar contaminando o restante da caixa.

Se você e do tipo que chega em casa e lava seus morangos para guardar, saiba que isso diminui a vida dele, já que o morango odeia umidade e deixar ele molhado faz com que estrague mais rápido.

Geladeira ou Temperatura Ambiente?

Se você comprou o morango e pretende comer no mesmo dia, então o melhor é deixar em temperatura ambiente, agora se for usar outro dia o ideal é na geladeira, porém existem algumas regras para que seus morangos não estraguem.
  • Guardar em Pote fechado: Depois de separar os morangos bons o ideal é guardar em um pote com tampa, porém não deixe os morangos apertados o ideal é que eles tenham espaço entre eles para respirar, nesse caso se tive muitos morangos é melhor guardar em vários potes assim seus morangos podem durar mais tempo.
  • Guardar em Pote Aberto: Os mesmos critérios acima, mas nesse caso o ideal é forrar os potes com papel toalha para que ele absorva a umidade.
  • Guardar em uma Peneira: É uma ótima opção para evitar o acumulo de umidade, porém tenha cuidado ao empilhar os morangos, pois eles podem acabar ficando amassados e acelerar a deterioração.


Se for congelar, como eu faço sempre, higienize os morangos, depois os separe por porções que você usará para um suco ou preparação e leve ao congelador. Bem melhor que bater a polpa e guardar no congelador!

Aproveite as frutas da época, processo mais natural, rica em vitaminas e com valores bem mais agradáveis!

Beijos...
See you...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog da Magda Vieira - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Giovanna Lacerda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo