Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Óleos no cardápio


Falar de óleo sempre nos remete a alto valor calórico, prejuízos à saúde, gorduras, aumento de peso, colesterol, infartos e problemas cardíacos, não é mesmo?

Nem todas as informações são verdadeiras, ou têm tanta gravidade, se há um alimento essencial para a saúde, é o óleo.

Após uma boa leitura dessa reportagem, com certeza irá mudar seu olhar e incluir no seu dia a dia fontes alimentares ricas em gordura de boa qualidade.

Umas das principais funções do óleo é transportar as vitaminas lipossolúveis. São chamadas de lipossolúveis as que dependem de gordura para seu transporte no organismo, ou seja, sem a presença do óleo, não ocorre o transporte, consequentemente, carências alimentares importantes.

Vitaminas dependentes de óleo:
  1. Vitamina A: presente nos alimentos amarelo alaranjados como abóbora, tomate, cenoura, além de alimentos de origem animal, ricos em gordura, como leite e derivados integrais, manteigas, óleos, e peixes. Esta é uma vitamina antioxidante, pode prevenir cânceres de pele, manter a oleosidade natural e necessária da pele, além de da nutrição necessária para os olhos, já que sua função está intimamente ligada a cegueira notura;
  2. Vitamina D: proveniente principalmente do sol (10 minutos diários, sem uso de protetor solar). Na alimentação, em menor quantidade, é encontrada nas manteigas, óleos e ovos. Está vitamina é essencial para prevenção de doenças ósseas!!! Auxilia na absorção do cálcio e do fósforo, fornecendo energia ao organismo;
  3. Vitamina K: presente nos vegetais folhosos verdes escuros, grãos e cereais integrais. Age diretamente em processos de coagulação e manutenção da ligação de íons de cálcio nos ossos. Ou seja, ter a vitamina K equilibrada evita hemorragias e processos de trombose.
  4. Vitamina E: presente nas sementes e óleos. É uma vitamina que age diretamente no transporte reverso do colesterol e reduz o colesterol ruim na corrente sanguínea.
Ainda parece pouco? As gorduras também são partes estruturais de neurotransmissores e hormônios sexuais. Não se vive sem gordura.

Portanto, acrescente diariamente pequenas quantidades de gordura saudáveis, como castanhas do pará, amêndoas, avelãs, nozes, azeites extra virgens, óleo de coco, peixes, queijos,  leite e iogurte.


Como sempre, é extremamente importante um balanço nutricional. Todo consumo na medida certa, sem exagero é saudável! Procure um nutricionista para melhor orienta-lo!!

Beijos...
Vida longa e saudável para todos nós...

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