Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

terça-feira, 3 de março de 2015

15 Alimentos que Ajudam na sua Produtividade

Você já parou para pensar como os alimentos influenciam no nosso bem estar? Quem concorda que comer uma feijoada no almoço pode dar uma certa preguiça de voltar pro trabalho? Se for acompanhada de uma caipirinha, então…
Já um pedacinho de chocolate é capaz de proporcionar uma sensação boa quase que de imediato, não é?
Quem gosta de cozinhar (e comer!), como eu não, tem que ter o cuidado em escolher bem os alimentos. É  muito  importante aliar o prazer de comer com os benefícios que o alimento traz. Durante a semana, por exemplo, eu procuro optar por alimentos que me ajudam a manter a concentração e energia, mas nem por isso me privo do chocolate e outras gostosuras. A feijoada, e outras delícias, deixo para uma vez por mês e no final de semana quando eu posso curtir mais esse prazer.
Selecionei aqui uma lista de 15 alimentos que podem te ajudar a melhorar sua produtividade no seu dia a dia.
1. ABACATE: previne contra inflamações no corpo e ajuda a manter as membranas celulares do cérebro jovens e flexíveis. Você pode misturar na salada, bater com leite ou fazer um delicioso guacamole.
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2. ÁGUA: Nada se compara a água, a bebida mais saudável do planeta! Além de acelerar o metabolismo e te manter hidratado, um gole de água pode ser tão eficaz quanto um gole de café para te “manter acordado”. Um dica aqui é saborizar a água e colocar umas folhinhas de hortelã e umas rodelas de limão siciliano!
água
3. AMÊNDOAS: ricas em magnésio e vitamina E, as amêndoas são fonte de energia para o seu dia a dia.
amendoas
4. AMORAS (e outras frutas vermelhas): possuem potentes antioxidantes conhecidos como polifenóis que incentivam a comunicação entre os neurônios, melhorando a nossa capacidade de absorver novas informações.
berries
5. ÓLEO DE COCO (e azeite extravirgem): essas gorduras boas auxiliam para o bom funcionamento do cérebro, ajudam a prevenir o mal de Alzheimer, contribuem no metabolismo da insulina em pessoas com diabetes e melhoram a pressão arterial.
oleodecoco
6. CENOURA: além de fazer muito bem para pele e olhos, estudos recentes mostram que a cenoura também é ótima para o cérebro, devido às altas concentrações de luteolin. Esse nutriente possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias que contribuem para a redução de déficits de memória e inflamação do cérebro.
cenoura
7. CHÁ VERDE: estão cheios de antioxidantes e fortalece o sistema imunológico. Eu adoro os chá verdes com sabores diferentes: limão, hortelã, manga…
cháverde
8. CHOCOLATE AMARGO: segundo estudos, um pedacinho de chocolate amargo por dia te sacia da vontade de comer doces e ainda te ajuda a proteger contra perda de memória relacionada à idade.
chocolate
9. GENGIBRE: ótimo para a digestão, combater náuseas e ajuda quem tem problemas de constipação. Já experimentou acrescentar o gengibre na hora de fazer suco verde? Fica uma delícia.
ginger
10. MAÇÃ: Não é a toa que se diz nesse ditado americano: “An apple a day keeps a doctor away”, mais ou menos como “uma maçã por dia te manterá longe do médico”. Dentre suas qualidades, a maçã possui ativos que favorecem o amadurecimento das células nervosas e estimulam os mecanismos cerebrais.
maça
11. NOZES: cheios de ácidos graxos ômega 3 e excelente fonte de proteína, as nozes vão te ajudar na concentração.
Walnuts
12. OVO: além de possuir vitaminas do complexo B, que facilitam a comunicação entre os neurônios, os ovos são fonte de um nutriente chamado colina que ajuda na concentração e lembrança de informações.
ovo
13. SEMENTE DE ABÓBORA: um dos seus grandes benefícios é ser rica em ferro. A ausência de ferro no organismo compromete a oxigenação do cérebro, afetando também a produção de neurotransmissores. Alguns dos sintomas da falta de ferro são: irritabilidade, dificuldade de concentração e perda de memória.
sementedeabobora
14. UVA PASSA: cheias de vitaminas e sais minerais, as uvas passas têm ação antioxidante, antiinflamatória e também são fontes de energia. Fica uma delícia em saladas e mix de castanhas.
uvapassa
15. VEGETAIS VERDES ESCUROS: couve, acelga, espinafre e outros vegetais verde-escuros contêm antioxidantes, vitaminas do complexo B, incluindo ácido fólico, que ajuda a proteger o cérebro dos efeitos do envelhecimento.
couve

Fonte: Instituto Gourmet

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