Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Não deixe criança comer ovo inteiro de Páscoa de uma só vez


A páscoa está chegando, e com ela muitas delícias!!!! Hummm....

Se presentear o filho com ovos de chocolate parece inevitável, procure ao menos por opções mais saudáveis nesta Páscoa.

A escolha começa pelo tipo de chocolate. Entre o branco e ao leite, prefira esse último. Se o paladar da criança permitir, compre as versões meio amargo com 40% a 60% cacau ou amargo a partir de 70% cacau.

Os chocolates ao leite possuem mais cacau e menor quantidade de gordura hidrogenada em comparação aos de chocolate branco, que por serem mais gordurosos e isentos de cacau são menos interessantes. Os amargos, menos calóricos, são sempre os mais indicados.

Os cocolates amargos ou 70% cacau têm maior quantidade de flavonóides _ substâncias antioxidantes que auxiliam na redução do LDL, o chamado colesterol ruim.

E não se engane comprando chocolates diet achando que são mais saudáveis. Eles podem ser tão ou mais calóricos que os chocolates normais, só não têm açúcar. Esse tipo de chocolate é indicado a pessoas com restrição de açúcar na dieta, como diabéticos.

Aproveite essa páscoa para ensinar autocontrole aos filhos. Apesar de ser um alimento nutritivo, o consumo excessivo de chocolate pode provocar problemas como dor de barriga, diarreia, mal-estar e vômitos, além de ser altamente calórico, tudo sem controle não é saudável.

Uma das recomendações é não deixar que a criança coma o ovo inteiro de uma só vez. “Deixe ela abrir e brincar, tirar o papel, achar o brinquedo ou os bombons que estão dentro e, depois disso, pegue uma vasilha, com a ajuda do seu filho, quebre o ovo em vários pedacinhos, e combine que ele vai comer um pouco por dia”, dica do nutrólogo Mauro Fisberg

Segundo ele, essa estratégia ajuda a criança a ter “autocontrole em relação à comida, principalmente com as guloseimas”.

MENOS OVOS

Filhos únicos, netos únicos, sobrinhos únicos costumam ganhar muitos ovos de Páscoa da família. Todos querem demonstrar seu afeto por meio do chocolate.

Se você como eu, pertence a esse tipo se família, combine com os familiares a troca de outros tipos de presentes, como livros e jogos educativos. Essa alternativa é muito válida para crianças com excesso de peso, alterações das gorduras ou ainda obesas.

E o mais importante, aproveite o momento para estar em família é passar para todos o verdadeiro sentido da páscoa. Que é a ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo. Que se entregou a morte, para que nós pudéssemos ter vida em abundância, e no terceiro dia ressuscitou para toda glória. 



FELIZ PÁSCOA!!!!!


Fonte: Blog Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog da Magda Vieira - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Giovanna Lacerda.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo