Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Açúcar na alimentação dos bebês e crianças X hábito alimentar saudável


Ah esse tal de açúcar! Tão gostoso pra uns e nada inofensivo pra todos. É isso mesmo, pode ter gente que não ligue ou não goste, enquanto tem uma grande parcela da população que simplesmente ama açúcar e consequentemente doces, mas o certo é que ele faz mal sim e não é pouco pra nossa saúde. Mas o que fazer com algo que está presente em praticamente tudo o que consumimos? Como evitá-lo sem ser a neurótica da turma e o mais complicado, açúcar na alimentação dos bebê e crianças X hábito alimentar saudável, como devemos fazer?
Este é um assunto que vira e mexe caí em rodinhas de mães, pais e cuidadores e sempre mostra que as opiniões são bem divididas, porém, junto com as diferentes opiniões, percebo que existe sim muita desinformação e logo uma emenda na fala de:
- Credo, como você é neurótica! Só um pouco ou às vezes não tem mal algum dar açúcar pra criança!
ou então:
- Afffff, você não tem dó da sua filha? É só um pouquinho!
Gente, o que precisamos entender de uma vez por todas é que nós, adultos, é quem sabemos o sabor do açúcar, seja ele qual for. Somos nós adultos que sabemos as diferenças entre os sabores (azedo, doce, amargo, salgado….). E precisamos tirar da nossa mente, que os alimentos sem temperos, sal ou doce, são ruins.
Enquanto os bebês estão só no leite, eles só conhecem o gosto do leite, ou seja, eles não precisam consumir nada adoçado, NEM QUE NATURALMENTE com uva passa, açúcar de coco e etc. Não, eles não precisam!
E sabem porque?
Porque antes de você pensar em adoçar algo nem que seja naturalmente, você precisa pensar que o mais importante é a criação do hábito de seu filho e não simplesmente não consumir açúcar!
Ok! Até 2 anos não podemos dar o açúcar para as crianças, mas esta amplitude se dá pela importância de criar o hábito alimentar correto! Se deixamos a criança até 2 anos longe de açúcar e consequentemente de tudo o que contém açúcar como bolachas sem recheio, bolachas recheadas, chocolate, balas, pirulitos, leite condensado e etc, contribuímos de forma positiva para o hábito alimentar das crianças!
Até 1 ano, NADA que tenha açúcar pode ser dado, absolutamente nada. A partir de 1 ano, preparações que contém, açúcar já podem ser dados esporadicamente, aí sim entra a hora de se escolher a melhor fonte de adoçar as preparações, mas preparações e não sucos, por exemplo. Se você quer oferecer um bolo, um pão caseiro que tem como ingrediente o açúcar, ok, pode dar, mas escolha o melhor tipo.
Em relação aos sucos, enquanto você continuar oferecendo os sucos sem açúcar eles vão continuar aceitando desta forma. Caso queria mudar, uma dica é para as crianças acima de 1 ano, fazer combinações de frutas e acima de 2 anos, adoçar com uva passa, mel, açúcar de coco, mas ainda sem que seja algo frequente! Se até agora eles bebem suco sem precisar de algo que o adoce, continue assim!
Vamos exemplificar: criança de 3 anos que come uma panela de brigadeiro de biomassa, mousse de chocolate #sqn e etc e por mais que você ache que isso é correto, só porque são receitas mega naturebas, eu já te falo que não é, pois é errado uma criança ou qualquer pessoa comer 1 panela de brigadeiro de colher, 1 pote grande de mousse de chocolate, sejam eles quais forem e é aí que entra o grande desafio da alimentação saudável: CRIAR O HÁBITO CORRETAMENTE, pois não adianta ter um cardápio só com receitas naturebas se você tende a oferecer só receitas com fundo doce, conseguem me entender?
Esta criança provavelmente está acima do peso, só come o que é doce ou adocicado e sempre de forma bem exagerada, pois sempre foi educado assim: é “saudável”, pode comer e como ele não aceita as outras coisas, invisto nas receitas saudáveis que ele gosta! Ela não aceita salgado, comer comida é uma luta!
Alimentação saudável está além de só escolher os ingredientes corretos, está em também educar e colaborar para a criação do hábito de seu filho! Da mesma forma que você se esforça pra fazer receitas doces saudáveis, se esforce para as receitas salgadas, contribua de forma efetiva e positiva no hábito alimentar do bebê, da criança! Respeite o tempo de oferecer cada item, inove, faça preparações chamativas, tenha sempre paciência e amor!
Agora vamos ao exemplo dos alimentos industrializados que mais contém açúcar do que qualquer outro ingrediente e analise aí na sua casa quais seu filho consome, pra depois não falar que eu sou a neurótica anti- açúcar, pois se ele consome mais de 1 alimento da lista, praticamente todo dia, junto com o açúcar intrínseco nos alimentos naturais, sim, ele consome muito açúcar: ;)
  • Engrossantes em geral
  • Suco de caixinha (com exceção dos que está escrito no rótulo serem sem açúcar)
  • Petit Suisses
  • Iogurtes de frutas
  • Bebidas achocolatadas
  • Chocolate
  • Achocolatado em pó
  • Alguns leites em pó
  • Algumas fórmulas
  • Bolacha de maizena
  • Bolacha ao leite sem recheio
  • Bolacha recheada
  • Bolacha sem recheio integral
  • Suplemento alimentar infantil para colocar no leite e dar sabor
  • Gelatina em pó
  • Barra de cereal
  • Leite fermentado
  • Bolos prontos
Para saber melhor sobre eles, leia sempre os ingredientes dos produtos que você consome, a ordem em que eles aparecem determina quais tem em maior quantidade, o açúcar sempre está na quantidade de carboidratos, ou seja, tire uma base por este valor e claro, prefira sempre os produtos que não contém açúcar, mas nunca esquecendo da idade correta em que seu filho deve experimentar certos alimentos, além de colaborar de forma correta com a criação dos hábitos alimentares!
Você pode começar com esses cuidados antes mesmo, na sua gestação. Evitando os alimentos ricos em açucares, por mais que isso seja difícil. Sentir muita necessidade de comer doces, pode ser falta de vitaminas além do vício adquiro por doces!
Ah! Pra fechar com chave de ouro: Açúcar não é afeto ou amor. Açúcar é açúcar! ;)
Beijos,

Fonte: Site maternidadecolorida.com.br

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Os 6 Alimentos saudáveis que possa fazer você ganhar peso

Nem todos os alimentos não saudáveis engordam e nem todos os alimentos saudáveis emagrecem!!!! Devemos sempre seguir essa linha e ficar bem! Veja alguns desse alimentos aqui.

1. Oleaginosas
Castanhas contêm uma grande quantidade de óleos ômega que são essencialmente as gorduras. Leia a embalagem para mais detalhes e você vai achar que eles também estão no topo da contagem de calorias. As oleaginosas fazem muito bem para sua saúde, mas eles também podem ajudar a adicionar algumas polegadas a sua barriga. Por isso cada pessoa tem sua indicação específica de consumo!

2. Abacates

É muito recomendado consumir Abacates em uma base regular para a boa saúde por eles conterem uma grande quantidade de nutrientes essenciais que são vitais. No entanto, eles também são embalados com calorias e pode elevar ao ganho de peso, se você não consumir nas quantidades certas e se não se está exercitando o suficiente.

3. Iogurtes

As empresas fabricantes dos iogurtes, normalmente os anunciam como sendo 100% livre de gordura ou baixo teor de gordura. No entanto, eles não vão ajudá-lo a reduzir a sua ingestão de calorias. Estes produtos de iogurte são ricos em açúcar que derrota sua própria finalidade de ser livre de gordura, açúcares tem se mostrado serem piores do que as gorduras para quem está tentando perder peso. Verifique o rótulo do produto para obter melhores informações. Quanto maior o teor de açúcar, as maior será a caloria consumida - independentemente de gordura.

4. Smoothies

São tentadores alimentos de saúde do momento. Smoothies (macio em inglês) são deliciosas misturas de sucos de frutas, verduras, iogurtes, sorvetes e muitos outros ingredientes, que podem variar desde macadâmias até folhinhas de hortelã, dependendo do gosto e da criatividade de cada comensal. O ideal é que todos os ingredientes sejam utilizados geladinhos ou até mesmo congelados, já que a delícia deve ter uma consistência mais cremosa, como a de um milkshake. Pode ser duro para mantê-los fora de sua dieta, especialmente quando eles são tão saborosos. O ponto importante a observar aqui é que smoothies são ricos em açúcares frutose ou seja, de frutas que vão aumentar os níveis de lipídios no corpo. 

5. Granola
Granolas são saudáveis e viciante. Há muitas pessoas que simplesmente não conseguem resistir tê-las entre as refeições. Estes petiscos são alimentos de alto teor calórico e consumi-los na hora errada pode levar ao ganho de peso. É melhor para manter seu consumo a um mínimo.

6. Barras de proteína

Barras de proteína são anunciados como uma opção saudável para as pessoas que trabalham fora. É verdade que eles ajudam na reparação dos músculos após o exercício, no entanto, os fabricantes carregá-los com açúcares de modo a torná-los mais palatável. Shakes de proteína são uma opção muito melhor.

O segredo de tudo, sempre será comer o mais natural possível, e comer sempre com moderação e consciência. Tudo em exagero é prejudicial a saúde, incluindo os alimentos saudáveis! Procure um nutricionista para melhor orienta-lo!!!!

Beijo grande!!!!
See you...

terça-feira, 19 de maio de 2015

Sinais e sintomas de uma possível gravidez


Oi genteeeeeeeee!!!! E a empolgação toma conta de mim e eu só quero falar disso, viver isso, viver para isso, sentir isso... kkkkkkkkkkk... Isso tem nome sim!!! GRAVIDEZ!!!!!!!

Enjoos, cansaço, oscilações de humor, idas frequentes ao banheiro, seios inchados e sensíveis. Se você está sentindo estes sintomas, parabéns! Você, muito provavelmente, está grávida! Depois da confirmação da gravidez e a alegria do momento da descoberta, a cabeça da mulher se enche de dúvidas, principalmente se é o primeiro bebê: “E agora o que fazer?”


O primeiro passo é procurar um obstetra para começar o seu pré-natal e um nutricionista para cuidar da sua alimentação. Com eles, a mamãe pode garantir uma gestação tranquila e segura para si e o seu bebê. Se você não tem um ginecologista de confiança e com o qual se sinta a vontade, este é o momento de procurar um. Conselhos de amigas são sempre bem vindos, mas você também pode procurar no site do Conselho Regional de Medicina, que traz uma lista de todos os médicos inscritos no CRM. A especialização do médico deve ser Ginecologia e Obstetrícia.

Não se assuste com a quantidade de exames que serão solicitados pelo seu médico na primeira consulta. A cada três meses a mamãe faz uma bateria de exames e alguns outros no meio do caminho também. Desta forma é possível detectar doenças genéticas e outras que podem se desenvolverem durante a gravidez – como a Diabetes Gestacional.

Aí chega o momento com certeza mais aguardado pelas mamães, a ultra-sonografia. O primeiro ultra-som detecta o tempo de gestação, que é calculado por meio da distância da nuca do bebê até a nádega. No vídeo eu conto um pouco desse momento emocionante que passei!!! Somente por volta da 16o semana de gestação é possível determinar o sexo do bebê na ultra-som, mas se você estiver muito curiosa, tem o exame de sangue de sexagem fetal (entre 8 e 12 semanas). Durante a gravidez é recomendada a realização de, pelo menos, quatro exames.

Com estes cuidados, alimentação adequada e apoio da família e amigos, só resta à mamãe curtir a fase mais linda de sua vida e aguardar a chegada do seu tesouro.


quinta-feira, 14 de maio de 2015

Conheça 10 alimentos superpoderosos para a gravidez


Alimentar-se bem durante a gravidez muitas vezes parece uma tarefa complicada, especialmente porque há informações tão contraditórias a respeito do que faz ou não bem para você e seu bebê em desenvolvimento.

Como não ficar confusa quando alguns especialistas condenam bife de fígado , enquanto outros dizem ser um excelente alimento para grávidas? 

Para te ajudar ter uma gravidez tranquila e saudável, a seguir uma lista de alimentos altamente recomendados para que você possa consumir o máximo possível de nutrientes que você e seu bebê precisam.

Você não tem que gostar de todos ou comê-los a toda hora, mas procure escolher alguns dos seus favoritos para dar aquele empurrãozinho nutricional na sua gravidez.

Ovos

Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância essencial para a intensa produção de células que acontece no corpo do bebê.

São também ricos em colina, um nutriente que promove o crescimento do bebê e sua saúde cerebral, ao mesmo tempo que ajuda a prevenir defeitos do tubo neural. Você pode procurar ainda marcas de ovos enriquecidos com ômega-3, um tipo de gordura que promove o desenvolvimento do cérebro e da visão.

Aqui vão mais alguns argumentos para convencê-la: ovos são baratos, fáceis e rápidos de fazer e altamente versáteis. 

Se você estiver cansada demais para preparar uma refeição completa, pode preparar uma omelete caprichada com outros ingredientes de sua preferência ou até acrescentar um ovo cozido em sua salada. Caso esteja de olho na balança, você pode deixar a omelete menos calórica misturando mais claras do que gemas (por exemplo, usando um ovo inteiro e 2 clara). 

Lembre-se somente de cozinhar os ovos bem para evitar o risco de transmissão de salmonela, uma bactéria que provoca infecções alimentares graves e pode levar até a partos prematuros e abortos espontâneos.

Sardinhas

Peixe abundante e de baixo custo nas feiras e mercados de todo o país, a sardinha conta com proteínas completas e de alto valor biológico, ferro, fósforo, magnésio, vitaminas A, B, D, E e K.

Apresenta ainda uma elevada quantidade de ácidos graxos essenciais do tipo ômega-3, cujo efeito é proteger o corpo contra doenças cardiovasculares. O famoso ômega-3 -- uma gordura poli-insaturada -- diminui os triglicérides e o colesterol total do sangue, baixando como consequência o colesterol ruim (LDL) e aumentando o bom (HDL). 

Para aproveitar ao máximo todos os benefícios da sardinha, a forma de preparo é fundamental, já que se ela for frita ou colocada em microondas acaba perdendo suas propriedades. O ideal é preparar sardinhas assadas ou cozidas.

Outra coisa a ser evitada é comprar sardinhas enlatadas, em conserva tanto em óleo como em tomate, porque, nesse formato, possuem alto índice de sódio e podem elevar sua pressão arterial.

Para não enjoar de só comer sardinha, você pode alternar com outros peixes nutricionalmente tão ricos, como salmão, cavala ou arenque.

Feijão

O feijão é um alimento nutricionalmente completo, sendo fonte de proteínas, ferro, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. Além disso, possui substâncias antioxidantes vinculadas a um menor risco no desenvolvimento de alguns tipos de câncer e a uma menor incidência de doenças degenerativas.

Contém ainda fibras solúveis que, depois de ingeridas, transformam-se em gel, permanecendo mais tempo no estômago e acarretando em uma maior sensação de saciedade. Esse "gel" que mata a fome serve também para atrair as moléculas de gordura e de açúcar, as quais são posteriormente eliminadas pelas fezes, ajudando a reduzir os níveis de colesterol e glicemia do sangue.

As proteínas do feijão têm valor nutricional pouco inferior às apresentadas pelas carnes, com uma vantagem: quando combinadas ao arroz, formam uma mistura de proteínas mais nutritiva.

Para facilitar o preparo do feijão, procure deixá-lo de molho, de preferência em água morna, no mínimo duas horas antes do cozimento, desprezando esta água. Se tiver panela de pressão para cozinhar, melhor, porque ela acelera o processo e há menos perdas nutricionais no cozimento.

É no grão que está localizada a fibra, por isso faça uma forcinha para consumi-lo também, caso você seja do time que só gosta do caldo.

Como para algumas pessoas o feijão causa gases (que já são mais frequentes de qualquer forma durante a gravidez), diminua a frequência do consumo se não estiver fazendo bem para você. Aí você pode experimentar com outras leguminosas também bem nutritivas, como grão-de-bico ou lentilha.

Ao deixar qualquer um deles de molho antes do cozimento, você ajuda a reduzir os elementos formadores de gases.

Pão integral

O pão integral apresenta as mesmas propriedades de vitaminas, magnésio, cálcio, potássio, fósforo e ferro do que o pão branco, com a vantagem de os benefícios serem em quantidades mais significativas.
Possui ainda fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino (boa notícia para qualquer grávida que sofre de prisão de ventre), controle do colesterol e maior sensação de saciedade.

Você pode fazer uma gostosa pasta de ricota batida no liquidificar com ervas (manjericão, orégano e alecrim), uma pitada de sal e um fio de azeite. Passe essa espécie de patê no pão e coma com alface, tomate e cenoura ralada.

Aveia

A aveia auxilia o sistema imunológico a se manter ativo, algo importantíssimo durante a gestação, quando há uma baixa natural da imunidade da mulher e, portanto, uma maior suscetibilidade a doenças e infecções.

Assim como o feijão, a aveia é também rica em fibras solúveis, do tipo que limpam as artérias do corpo e ajudam a reduzir taxas do colesterol ruim (LDL). Pode ser classificada como um verdadeiro coquetel mineral por conter cálcio, ferro, potássio, sódio, fósforo, selênio e zinco.

A recomendação de consumo é de 20 a 30 gramas ao dia, sendo que uma colher de sopa tem em média 20 gramas. O farelo de aveia é a forma mais nutritiva de ingerir o alimento, que pode ser adicionado a frutas, iogurtes e vitaminas, além de preparações salgadas, como sopas e saladas (em algumas regiões do país já existe à venda granola salgada justamente para essa finalidade).

Castanhas do pará

Você não é lá muito fã de peixe ou de ovos, mas, ainda assim, quer incluir o tão falado ômega-3 na sua alimentação porque ele é importante para o desenvolvimento do cérebro do bebê?

Então experimente incluir um lanchinho com três ou quatro castanhas do pará no seu dia. Outro jeito gostoso é acrescentá-las picadas na salada, em farofas salgadas ou no sorvete para um crocante a mais.

Nessa mesma categoria, das oleaginosas, estão também as nozes, amêndoas e castanhas de caju, torradas ou cruas. Procure comprar qualquer uma delas sem adição de sal, para não correr o risco de sua pressão arterial subir.

Iogurte

Os dois principais nutrientes do iogurte são a proteína, fundamental para a construção das células do corpo do bebê, e o cálcio, vital para a formação dos ossos e dentes. Existe no mercado alguns iogurtes que são ainda mais recomendados porque costumam ter o dobro de proteína que os iogurtes comuns (leia os rótulos). Só tome cuidado com eles se estiver de olho na balança, porque tendem a ser mais calóricos.

As bactérias naturalmente presentes no iogurte são excelentes para equilibrar a flora intestinal e colaborar no seu funcionamento e também evitam o crescimento de micro-organismos indesejáveis que causam doenças.

Se você não gosta do gosto do iogurte natural, experimente misturar um pouquinho de mel e frutas frescas picadas, ou então preparar uma bebida bem nutritiva com iogurte batido no liquidificador, frutas, mel e umas colheradas de aveia.

Couve manteiga

Quem diria que uma verdura das mais despretensiosas pudesse ser tamanha fonte de nutrição? A couve contém mais ferro e cálcio que quase qualquer outra verdura, e seu alto teor de vitamina C aumenta a capacidade de absorção desses minerais pelo organismo.

É ainda excelente fonte de betacaroteno e vitamina E, de ácido fólico, ferro e potássio.

Servir couve com umas gotinhas de limão ou com outras frutas cítricas na mesma refeição acelera a absorção de ferro e cálcio (se preferir, pode tomar uma limonada ou um suco de laranja). Para preservar as vitaminas A e C, é bom cozinhá-la rapidamente com pouca água. Outra forma de cozimento é só no vapor ou ainda em caldo para uma deliciosa sopa.

Comer couve crua, como salada, também é uma ótima opção.

Patinho (carne bovina magra)

Por conter grande quantidade de ferro, o patinho é um tipo de carne bastante indicado às mulheres grávidas na prevenção da anemia, uma doença nada incomum na gestação e que pode provocar cansaço e mal-estar.

O patinho é uma carne que tem proteínas de alto valor biológico para o crescimento saudável de músculos, órgãos e todos os tecidos em formação do bebê. Conta ainda com significativa concentração de vitaminas do complexo B, em especial a B12, essencial no desenvolvimento do sistema nervoso. 

Prefira as preparações cozidas e assadas. Cortado em fatias, o patinho transforma-se em um dos melhores bifes que se pode conseguir a partir de carne bovina. É também uma excelente opção para fazer carne moída, almôndegas, bolo de carne e hambúrguer caseiro.

Laranja

Possui grande quantidade de vitamina C , a qual, associada a algum alimento que seja fonte de ferro, auxilia na absorção desse mineral tão fundamental para qualquer gestante.

Além de vitamina C, a laranja é também fonte de minerais como cálcio, ferro, fósforo, vitamina A e potássio, auxiliando assim na defesa do organismo contra infecções. Por ser rica em fibras, funciona como um regulador intestinal natural (coma com bagaço e tudo, incluindo a parte branca).

Como a vitamina C se oxida rapidamente, é preciso que você consuma laranjas imediatamente após descascar (o mesmo vale para o suco).

terça-feira, 12 de maio de 2015

A Cegonha já está a caminho


Bom dia gennnnnnnteeeeeeeeee....

Hoje venho trazer uma boa notíciaaaaa!!!!! É isso mesmo... tem um cegonha a caminho. Estou grávidinhaaaaaaaaaaa.... #OMG !!!! Em março minha irmã foi abençoada com uma linda bêbezinha, e agora eu serei agraciada tamém. Chegou a geração crianças na família novamente!!!!!

Meus projetos foram antecipados porque a Bíblia mesmo diz: O coração do homem faz planos, mas a resposta certa vem do Senhor (Provérbios 16.1). O tempo de Deus é o tempo de Deus! E estou muito feliz por isso.

E com essa nova fase da vida quero dividir com vocês, cada momento, cada expectativa e todo o cardápio de um nutri gestante!!!!! Porque a rapadura é doce e calórica, mas não é mole não. kkkkk... Foco no cardápio sempre!


E com tudo isso, dei o pontapé inicial no meu canal no youtube para falar sobre esse momento maraaaaaa... e outras coisinhas mais!!! Se inscrevam no canal, curtam, compartilhem e acompanhe semanalmente o fantástico mundo de uma mulher, esposa, gestante, nutri, filha..... e daí vai as versões que sairão!


Espero que gostem e aproveitem muito comigo toda essa nova fase!!!!!!
Beijosssssssssssssss......
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