Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Dicas para diminuição do percentual de gordura


  • Acredite que pode atingir seu objetivo, e assuma as responsabilidades de sua decisão. 
  • Siga corretamente o plano alimentar. Em caso de dúvidas ou insatisfação retorne ao consultório. Não mude a prescrição por conta própria, pois os alimentos estão combinados especialmente para que você melhore seu percentual de gordura e ganhe saúde. 
  • Aproveite esta etapa para reeducar sua alimentação. Assimilar novos hábitos alimentares é fundamental para que você não volte a engordar e para que se livre do efeito sanfona.
  • Estabeleça etapas. Reduzir 10% do seu peso gordo já proporciona benefícios para a saúde do seu coração e diminui os riscos de desenvolver diabetes e hipertensão. 
  • Programe suas compras, e não vá ao supermercado sem antes se alimentar corretamente. Fazer compras com fome pode ser uma armadilha perigosa. Não tenha em casa os alimentos não recomendados pela sua nutricionista. 
  • Faça as refeições em horários determinados e com intervalos regulares entre elas. Não faça jejum e não pule nenhuma refeição. Isso vai aumentar a sua fome e você comerá mais na próxima vez em que se alimentar. Além disso, sua capacidade de queimar gordura diminui quando você fica longos períodos sem se alimentar. 
  • Procure a companhia de alguém que também queira emagrecer. Vocês podem dividir o prato, escolherem as opções menos calóricas e fazer atividade física juntos. 
  • Coma devagar. Mastigue bem os alimentos. Saboreie as refeições. Repouse os talheres no prato entre cada garfada. Mesmo quando terminar de se alimentar com a sensação de que poderia comer mais, após 20 minutos, em média, você perceberá a sensação de saciedade. 
  • Use e abuse das opções da lista de substituições. Um cardápio monótono pode enjoar você e levar a carência de vitaminas e minerais. 
  • Durante o preparo das refeições evite provar a comida. 
  • Para beliscar no intervalo das refeições, ou como opção de entrada consuma alimentos de baixo valor calórico: vegetais a palito e hortaliças com molhos magros, picles, gelatina diet, refresco em pó diet, chás e café com adoçante, limonada, suco de caju e de acerola com adoçante, refrigerante diet/ light, água com gás e limão, ou suco Del Valle maracujá light. 
  • Cada hábito adquirido não deve ser perdido. Você pode estagnar, mas não regredir!! 
  • Não coma fazendo outras atividades. Esteja atento às quantidades que você come. 
  • Pratique atividade física com orientação de um educador físico e após avaliação médica. Os exercícios diminuem a vontade de comer doce e aumentam os hormônios calmantes.
  • Movimente-se mais em suas atividades diárias: ande a pé, suba escadas, lave o carro, etc.
  • Diferencie a fome da vontade de comer. 
  • Livre-se do ciclo: ansiedade, que leva a refeições exageradas, as quais levam ao ganho de gordura, culpa e baixa auto-estima, o que aumenta mais a ansiedade. Aprenda a descontar sentimentos negativos em exercícios físicos e numa boa conversa com os amigos.

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