Blog da Magda Vieira; Nutrição, Saúde e Bem-Estar

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Qual é a melhor hora para comer um doce?


Muitos responderiam: doce gostoso é bom comer a qualquer hora do dia!!

Mas… não é bem assim! Vamos entender o que acontece no nosso corpo quando comemos um doce.

O açúcar, ingrediente principal dos doces, se transforma em moléculas de glicose que circulam pelo sangue. Assim, quando comemos um doce de leite, por exemplo, o nível de glicose no sangue, isto é, a glicemia, aumenta. Este pico de glicemia é um alarme para a insulina, que é o hormônio que vai abrir a porta das células para permitir a entrada da glicose. Resultado: após o doce, vem a insulina que rápida e agilmente, “guarda” toda a glicose dentro da célula. Muito doce, muita glicose, muita insulina.

Quando comemos o doce em jejum ou no intervalo das refeições, a insulina está quieta no seu canto, “repousando”, então ocorre uma subida muito rápida da glicemia. Isso “desperta ” a insulina que, rapidamente, chega em grande quantidade para fazer seu “trabalho” e guardar a quantidade de açúcar ingerida. Consequência: a glicemia cai rapidamente e ficamos com fome de mais doce. Faz-se um ciclo que não é bom para o organismo.

A hora ideal para comer um doce, portanto, é logo depois das refeições. Quando ingerimos a sobremesa logo após o almoço ou o jantar, a insulina já está naturalmente “acordada” e trabalhando. Por isto, não provocamos nenhum pico, pois já tem muita glicose para guardar.

Não desperte picos de insulina em seu organismo. A vida pode ficar bem menos doce depois. Ou sem nenhum doce.

Fonte: Site Dra Ana Escobar

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Importância das frutas para as crianças


As frutas são ricas em vitaminas e fibras essenciais para o desenvolvimento. As fibras têm um papel importante para o funcionamento do intestino. As crianças devem comer de 2 a 3 porções de frutas por dia. As sobremesas, os lanches e os sucos podem ser ótimas oportunidades para cumprir esta meta. Importante: evite colocar açúcar, principalmente nos sucos. Muitas frutas já são doces. Habitue o paladar desde cedo. Uma dica: convide a criança a participar da escolha da fruta no mercado e depois convide-a para prepará-la em casa. Isto pode virar uma brincadeira que incentiva hábitos saudáveis.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Três razões para comer batata doce


1. É uma excelente fonte de energia para quem faz exercícios físicos

A batata doce é um carboidrato de alto valor energético que possui muitas fibras. Por isso, a glicose é liberada lentamente, evitando um pico indesejável de insulina. Resultado: ficamos com um nível de glicose no sangue mais baixo e ainda além disso, por um tempo bem mais prolongado. Por isso, se você vai treinar ou praticar esportes, uma boa dica é comer uma batata doce cozida mais ou menos 40 minutos antes de iniciar sua atividade física. Energia total!

2. Diminui o apetite e dá a sensação de saciedade

Como a glicose é liberada mais lentamente e por um tempo mais prolongado, não temos a sensação de fome depois de comer batata doce. Por isso é um bom alimento para ajudar no controle o peso. Mas atenção! Procure orientação profissional para não extrapolar suas necessidades diárias.

3. É uma fonte de vitamina A

Vitamina A atua como antioxidante, ou seja, ajuda a “limpar” as células de substâncias indesejáveis. Por isso, a batata doce é importante para o sistema imunológico que é o responsável por nos defender de agentes agressores.

Pode ser cozida, assada, na forma de purê ou do jeito que você imaginar. Escolha sua receita e gaste a energia da batata doce saudavelmente!

Fonte: Site Dr Ana Escobar
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